Temporada 2015-16 é a mais fria do Aconcagua em 10 anos!

0

O fenômeno El Niño vivenciado em 2015 causou uma mudança radical na região andina próxima ao Aconcagua. Boa parte da água nos acampamentos está congelada.

A incidência do fenômeno El Niño “forte” em 2015 tornou essa temporada extremamente fria no Aconcagua, a maior montanha dos Andes, com 6.962 metros de altura. Segundo os guias e os guarda parques que trabalham na região, as condições atuais não ocorrem há pelo menos 10 anos. Por este motivo, diminuíram as escaladas na montanha e os poucos que estão partindo ao cume, estão realizando sob condições muito rigorosas e com várias medidas de precaução.

O chefe do departamento de Alta Montanha da cidade de Mendoza explicou que “há poucas pessoas tentando cume nesta temporada, ainda que no total tenha uma quantidade parecida de visitantes, em relação a temporada passada.

Até agora entraram no parque do Aconcagua 1208 pessoas, e no ano passado, no mesmo período eram 1407 pessoas, números bem parecidos. Na região mais alta da montanha, os ventos estão próximos a 40 ou 50 quilômetros por hora e a temperatura vem se mantendo abaixo dos 20 graus negativos. Muitos montanhistas ainda estão aguardando melhorar a condição para entrar no parque”.

Os guarda parques ainda mencionaram que na temporada 2015-2016, que começou no dia 15 de novembro, foram resgatadas umas 20 pessoas, principalmente por má aclimatação ou por congelamento. Eles acreditam que esse número deve aumentar bem, caso o clima da montanha não se altere.

O maior transtorno para os montanhistas é a falta de água. Com as temperaturas muito baixas, o calor do sol não está sendo o suficiente para descongelar a água da neve. Para suprir isso, ainda que precariamente, está sendo utilizadas bombas para trazer água de alturas inferiores para abastecer o acampamento base.

“Há muita neve e muito vento, que em alguns dias destruiu várias barracas”, contou um dos guias. Ele espera para que entre hoje e amanhã (24 e 25 de dezembro) abra uma boa janela, para que os montanhistas que já estão aclimatados possam tentar alcançar o topo da montanha.

Porém, nem tudo é problema no Aconcagua. Recentemente, foi instalada uma antena de celular próximo ao acampamento base Plaza de Mulas, e estão realizando as instalações.

Dessa forma, é provável que os montanhistas possam realizar chamadas e utilizar o 4G, diretamente da montanha. Um dos facilitadores é ter acesso real time às últimas previões do tempo, o que anteriormente só era possível através de telefone satelital, tecnologia que o guia Maximo Kausch já utiliza em suas expedições e que tem garantindo a ele um índice incrível de sucesso nos ascensões a cumes nas últimas temporadas.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário