Temporada do Aconcagua tem início com alertas sobre más condições climáticas

0

A temporada de escaladas na montanha mais alta do continente começou nesta semana com avisos sobre as más condições do tempo. Há grande acumulo de neve e muito vento.

Todos os anos em fins de novembro começa a ser vendido em Mendoza, Argentina, as permissões para escalada ao Aconcagua, montanha mais alta dos Andes com 6962 metros de altitude que faz parte do roteiro dos 7 cumes e é o principal destino do montanhismo de altitude do país vizinho. 
 
Neste ano, no entanto, as condições estão bem diferentes das usuais. Geralmente no fim da primavera a neve que se acumula no inverno já derreteu e as temperaturas já são mais elevadas. Devida ao fenômeno “El niño”, no entanto, espera-se uma temporada com clima bem diferente.
 
De acordo com fontes locais, o acampamento “Plaza Argentina”, na face leste da montanha, tem 3 metros de neve e as empresas que oferecem serviços na montanha tem dificuldades de montar seus acampamentos. Na rota normal a situação é melhor, no entanto é o vento que dificulta as ações.
 
Permissões
 
O Parque Provincial do Aconcagua divulgou os preços das permissões para a temporada de 2015/16. Os valores que não mudam muito das do ano passado, são em dólares, mas os pagamentos devem ser feito em pesos argentinos de acordo com a cotação do dia em que for realizado o pagamento, que só pode ser feito em Mendoza e em espécie.
 
Brasileiros e demais latino americanos pagam um valor mais barato que demais estrangeiros e este valor depende da época que é divido em 3, baixa temporada, média e alta temporada.
 
De graça
 
Independente da temporada, o guia de montanha Maximo Kausch, dono da agência GenteDeMontanha, está pagando a permissão para quem for escalar a montanha com ele. Ele guiará o Aconcagua três vezes nesta temporada, em Dezembro, Janeiro e Fevereiro.
 
Temporada baixa: De 15 Nov. à  30 Nov. e de 21 Fev. à 15 Março
Ascensão Trekking longo Trekking curto
U$S 291 U$S 204 U$S 102
 
Temporada média: De 01 Dec. à 14 Dec. e de 01 Fev. à 20 Fev.
Ascensão Trekking longo Trekking curto
U$S 291 U$S 204 U$S 102
 
Temporada alta: De 15 Dec. à 31 Janeiro
Ascensão Trekking longo Trekking curto
U$S 400 U$S 233 U$S 116
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário