Uma Black Friday Diferente

0

Existe um feriado nos EUA pelo qual a população espera o ano inteiro: não é o natal, nem o thanksgiving, nem o carnaval: é a Black Friday, a sexta-feira após o dia de ação de graças, em que o varejo tradicionalmente abaixa seus preços – este ano, o dia cai nesta sexta, dia 27 de novembro.

Com o passar dos anos, a Black Friday começou a tomar proporções gigantescas, dominando também o mercado online e se estendendo para virar uma Black Week. Descontos generosos chamam o público para dentro das lojas, e há filas e brigas pelas melhores ofertas. A muvuca em busca de artigos baratos já ganhou fama mundial e costuma ser notícia na imprensa do país e do mundo.
 
A gigante do mercado outdoor REI, no entanto, decidiu ir na contramão do movimento este ano, e lançou o movimento Opt Outside, para incentivar as pessoas a escolherem não participar do Black Friday e ao invés de passar o dia nos shoppings, aproveitar a folga para passar o dia outdoors com a família e os amigos. Todas as 143 lojas da rede estarão fechadas na data, e o site adiará seus pedidos. A REI é uma cooperativa, e se orgulha de ser considerada um ótimo lugar para trabalhar – seus empregados receberão o dia de trabalho na sexta, mas serão estimulados a irem aproveitar a natureza do jeito que preferirem. A marca lançou a #OptOutside, pedindo para que as pessoas postem suas fotos ao ar livre para mostrar que aderiram ao movimento. 
 
Mas a ação "boazinha" também pode ser encarada como um sábio golpe de marketing. Através da sugestão de "ignorarmos" o dia das promoções e irmos "explorar a natureza", a REI constrói sua imagem junto a seus clientes, um bem de valor indeterminável. David Ciancio, um estrategista de consumo em Dunnhumby, no Reino Unido, apontou que a REI conhece bem seus clientes e sabe o que fazer para conquistá-los: "A lealdade do cliente é construída através de interação, relacionamento e confiança. A ideia de dar o dia de folga para seus empregados e sugerir um dia ao ar livre para os clientes vai muito além do que um dia de ofertas", disse. 
 
Desde o lançamento da campanha, quase um milhão de pessoas já aderiram à ideia no site da REI. 
 
 
Black Friday no Brasil
 
No Brasil, onde não há a tradição de comemorar o dia de ação de graças (uma data protestante), copiamos apenas o frenesi por promoções e preços mais baixos, estímulos a um consumo impensado e muitas vezes inútil. Há até um site oficial da data no país, para quem quiser ver se vai rolar alguma oferta interessante.
 
Mas pior do que isso é a prática usada por alguns empresários “espertalhões”, que enganam os consumidores, aumentando o preço dos produtos um dia antes e vendendo pela metade do dobro no dia da promoção. Por conta destes abusos, muita gente chama a promoção de Black Fraude no Brasil.
 
Fazendo valer os descontos, como nos Estados Unidos, a Loja AltaMontanha irá queimar o estoque, dando descontos de até 35% em produtos de montanhismo. A promoção se estenderá até domingo no site.
 
A grande vantagem é que a Loja Alta Montanha é online, ou seja, você não precisa enfrentar filas e já dá para estreiar suas compras na montanha no final de semana.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário