Verão bom é um conceito europeu…

0

… mas poderia ser um conceito americano também. O verão no Brasil é uma época em que tarefas simples se tornam quase insuportáveis é muito quente, é muita chuva e não temos pra onde fugir.

Quantas músicas ouvimos e que falam das maravilhas que é verão? Elas são bonitas e poéticas e dão impressão que esta é uma época do ano de liberdade e lazer ao ar livre, mas na verdade não é!
 
Pra muita gente que curte praia e não se incomoda em compartilhar isso com milhões de outras pessoas isso pode ser verdade, mas para mim que gosto de montanha e de privacidade não.
 
O problema não são as pessoas, o problema é o clima mesmo. Na Europa e nos EUA, onde o clima é temperado, o verão é muito bom e eu já provei isso, mas aqui nos trópicos não é bem assim. O verão com os peixes saltando no rio e o algodão crescendo de George Gershwin e outros, é um verão com tempo bom, céu azul, temperatura agradável. Por aqui não, a temperatura se eleva acima do conforto humano, a umidade toma conta dos ambientes, hordas de mosquitos enfurecidos sugam seu sangue e todo santo dia chove!
 
Quem escala sofre, seja pelas temperaturas, mas principalmente pela chuva, tanto é que pra gente a temporada de montanha é no inverno. Tem montanhistas que dizem que não e que dá pra escalar o ano todo. O Antonio Paulo Faria é um deles e de acordo com ele, se acordarmos cedo podemos escalar todos os dias, até por volta das 11 da manhã, quando o calor começa a incomodar e nuvens começam a pintar o céu de preto.
 
De fato, um escalador menos preguiçoso consegue dar uma escaladinha, mas não em Curitiba. Aqui as manhãs também são mais estáveis que as tardes no verão e não chove, porém não adianta ir para o setor as cinco da manhã, pois as vias estarão babadas da chuva da tarde e noite do dia anterior. 
 
Isso acontece porque aqui o clima é ainda mais úmido que no Rio e em nossos locais de escalada há muita vegetação e solo em cima das paredes. Este solo age como uma esponja, guardando água que fica escorrendo por dias a fio, ou seja, não adianta, a maioria das vias de escalada ficam úmidas durante o verão.
 
Hoje uma amiga me perguntou onde ela poderia passar o réveillon num lugar bom bonito e barato. Eu tinha muitas respostas pra ela, mas depois veio outra pergunta: Este lugar tem que ser seco! Aí fiquei sem resposta….
 
Opções para curtir as férias de verão há muitas, mas poucas que combinem com estes requisitos, um lugar legal, bonito, pouco badalado e seco… isso não existe tão perto… Só em locais onde não temos os climas predominantes no Brasil, como na Argentina e Chile, onde o clima é mediterrâneo, ou seja, no verão é seco e quente e no inverno frio e úmido.
 
A grande verdade é que na maior parte do Brasil, excluindo o Sul, não existe inverno. Há a época boa (que são os meses do meio do ano – inverno no hemisfério Sul) e a época ruim, (meses de novembro a março – verão no hemisfério Sul). Veja como é a sabedoria popular, no Nordeste eles até trocam o verão pelo inverno pois para eles inverno é época ruim e verão é época boa. Isso gera uma grande confusão, pois a gente nunca sabe que verão é o que eles estão falando, no oficial/cronológico ou no popular.
 
Uma coisa eu vejo. Acho que nós brasileiros copiamos muito dos estrangeiros e inclusive nos iludimos com isso. Muita gente gosta de verão, mas não gosta de verdade, gosta é do verão ameno e com bom tempo do mundo temperado, pois eu duvido que alguém goste de fato de derreter de calor, ser carregado por mosquitos e ficar refém das chuvas diárias desta época do ano no mundo tropical. Acho as pessoas são tão seduzidas pelas campanhas de marketing que importam o conceito do verão bom dos países ricos que elas acham que o nosso também é, mas não é!
 
Até o governo faz isso. Nos países do Norte, o ano de trabalho não é o ano cronológico, é um ano mais humanizado que vai do verão ao verão (época boa para eles). Na Europa e nos Estados Unidos eles pegam férias super longas entre Maio e Agosto, apenas para curtir a época boa. No final do ano, quando tudo fica branco de neve e eles ficam reféns do mal tempo, eles trabalham. Ora, porque por aqui não fazemos os mesmo? Pegamos uma férias grande no meio do ano, quando a temperatura é agradável o tempo é estável? Não, precisamos pegar férias justamente na época em que não dá pra sair de casa, de tanta chuva…. isso é um desperdício de vida e de dinheiro também!
 
Enquanto isso vamos fazendo tudo ao contrário. Coitado dos velhinhos que imitam papai Noel com sua roupa de inverno europeu em pleno verão brasileiro.
 
Quando chega esta época do ano sou obrigado a migrar para terras menos úmidas e quentes. É assim que fazem muitos da minha espécie. Mas nem sempre podemos, isso me entristece… Será que é o motivo para que Levi Strauss chama-se assim o Brasil? Tristes Trópicos?
 
Compartilhar

Sobre o autor

Pedro Hauck - Equipe AM

Pedro Hauck é montanhista e escalador desde 1998. Natural de Itatiba -SP, reside atualmente em Curitiba-PR. Pedro gosta de escaladas clássicas e também de montanhismo de altitude, já tendo escalado algumas das mais altas dos Andes. É geógrafo, mestre em Geografia Física e atualmente faz doutorado em Geologia ambiental. Visite o Blog de Pedro em www.pedrohauck.net

Comments are closed.