Via CEPI no Pão de Açúcar em condições para ser escalada

0

A via CEPI no Pão de Açúcar é uma via ferrada equipada com cabo de aço no Pão de Açúcar, Após acidente fatal, a via foi interditada e começou um processo de revitalização com a substituição dos cabos de aço. Após um longo tempo, enfim a via encontra-se em condições para ser repetida, mas com procedimento correto de segurança.

A CEPI no Pão de Açúcar estava interditada desde 2012, quando no dia 2 de dezembro daquele ano, o escalador Bruno Mendes da Silva faleceu no local após cair a totalidade da corda em decorrência da quebra de uma das proteções que segurava o cabo de aço na rocha.
 
Após um longo tempo de recuperação, a FEMERJ – Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro, emitiu uma nota informando que a via se encontra em condições para ser repetida.
 
De acordo com a FEMERJ, a CEPI deve ser repetida utilizando-se corda e procedimentos de segurança padrão de escalada em rocha. A utilização de solteiras de escalada ou kit absorvedor de energia sem corda de escalada não é recomendada, a fim de evitar o erro que levou ao óbito Bruno Mendes em 2012. 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário