Maximo Kausch escala as 10 montanhas mais altas dos Andes

0

Montanhista argentino, residente no Brasil, logrou ascender as 10 montanhas mais altas dos Andes. Feito realizado apenas 12 vezes na história.

Maximo Kausch. Foto de Gabriel Tarso

Nos dias  1 e 2 de Agosto, o montanhista Maximo Kausch, na companhia do paulista Fernando Abdalla, fez cume no Huascarán Sul e Norte, a primeira e segunda montanha mais alta do Peru, localizada na Cordilheira Blanca, centro do país andino.

Huascarán Norte e Sul no Peru.

A ascensão foi marcada pela superação, pois a rota estava fechada com excesso de neve e ninguém escalada a montanha havia mais de 1 mês.

Com as duas acensões relâmpago, Maximo conseguiu finalizar a ascensão das 10 montanhas mais altas dos Andes, feito que só havia sido realizado por 11 pessoas. Com isso ele segue firme seu projeto de escalar todos os 6 mil andinos, alcançando assim a 87 montanha de 6 mil diferente na cordilheira.

Atualmente ninguém no mundo tem mais mais cumes em montanhas de 6 mil nos Andes do que Maximo, que é guia de montanha e reside no Brasil. Ele é sócio proprietário do GenteDeMontanha, empresa especializada em expedições em montanhas e cursos de montanhismo e escalada.

A próxima escalada de Maximo, no entanto, é longe dos Andes. Daqui a 3 dias ele embarca para a África para guiar uma expedição solidária no Kilimanjaro, onde todo o dinheiro arrecadado será revertido para uma instituição de caridade na Tanzânia. Na sequência, ele embarca para o Nepal para escalar o Manaslu, a oitava montanha mais alta do mundo com 8156 metros de altitude.

Lista tradicional x lista de montanhas por dominância

Um dos diferenciais da escalada de Maximo Kausch, é que ele utiliza o critério científico de dominância de montanha. Neste critério o Huascarán Sul e o Norte figuram como montanhas diferen

tes por terem um desnível topográfico bastante pronunciado.

Na lista tradicional, os Huascaráns são tidos como uma única montanha com dois cumes. No link abaixo há uma estatística dos montanhistas que fizeram o projeto e os que estão próximos a finalizar. Abaixo temos a lista que foi feita por Maximo Kausch. Maximo finalizou ambas as listas.

01 / Aconcagua / 6959 / Argentina
02 / Ojos del Salado / 6893 / Argentina/Chile
03 / Pissis / 6795 Argentina/Chile
04 / Bonete Chico / 6759 / Argentina
05 / Tres Cruces Sul / 6748 / Argentina/Chile
06 / Huascaran Sul / 6746 / Peru
07 / Llullaillaco / 6739 / Argentina/Chile
08 / Mercedario / 6720 / Argentina/Chile
09 / Cazadero Grande / 6658 Argentina/Chile
10 / Huascarán Norte / 6655 Peru

:: 10 montanhas mais altas dos Andes de acordo com a lista tradicional.

:: Todas as montanhas acima de 6 mil metros dos Andes.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário