A cobertura do GPS vai melhorar nos próximos meses - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Tecnologia

A cobertura do GPS vai melhorar nos próximos meses

As autoridades americanas responsáveis pelo controle e gestão do Sistema de Posicionamento Global decidiram realizar uma série de esforços destinados a melhorar a cobertura sobre áreas de conflito, como o Afeganistão e o Irã, em que a natureza do terreno montanhoso dificulta a recepção dos sinais dos satélites. Em conseqüência também os usuários civis do sistema se beneficiarão das novas medidas planejadas para implantação ao longo dos dois próximos anos.

Fonte: Matéria de Carlos Puch para Desnivel.Com

Nos próximos meses será lançada uma nova série de satélites que se fixarão entre os satélites mais antigos da constelação GPS, com a finalidade de proporcionar a redundância necessária para garantir a estabilidade do sistema. O número de satélites em órbita já é a maior desde que o GPS entrou em operação.

O projeto da força aérea americana consiste em instalar novos satélites nas áreas de sombra de maneira que o número absoluto de engenhos visíveis desde qualquer ponto da superfície terrestre seja maior que o atual de forma a melhorar a precisão dos receptores e reduzir o tempo necessário para computação dos dados. (TTFF - Time to First Fix).

Vale recordar que o correto funcionamento do GPS requer que exista uma linha direta, sem obstáculos, entre cada satélite e o receptor. Por isto são freqüentes as expressões metafóricas como "ver os satélites" com os receptores ou "satélites a vista" quando nos referimos as condições de utilização do GPS.

Mais informações na página da força aérea americana.
http://www.af.mil/news/story.asp?id=123184512

Fonte: Matéria de Carlos Puch para Desnível.Com

Publicidade:


Publicidade

Publicidade