Foram mais de 3000 km rodados entre as cidades de Porto Velho e Ji-Paraná atrás de locais para escalar, 20 vias abertas de II° a VIIIa° entre 12 e 60m de esportivas a clássicas, dez setores de escalada identificados e cinco com vias abertas e muita saliva na diplomacia com os proprietários das áreas que concluímos a primeira edição do “Mês do Montanhismo na Amazônia – Rondônia-BR”. Além deste divertido trabalho de campo ainda organizamos as palestras de abertura, luau de confraternização nos boulders de Cujubim e cursos de Montanhismo e Escalada em rocha que rolaram durante os finais de semana.
Muita gente que nunca tinha ouvido falar de Escalada ficou conhecendo, não só o esporte, mas também o trabalho que foi realizado neste mês na região amazônica. Muitos foram iniciados, os cursos ficaram lotados com a divulgação deste novo projeto que abriu ainda mais as fronteiras da escalada no Brasil. A preocupação em expandir a escalada de forma consciente, com formação e informação, faz também parte deste trabalho que continua. Durante as aulas práticas do curso de escalada recolhemos o lixo do Morro da AABB em Ouro Preto do Oeste-RO.
Este projeto foi patrocinado pelas empresas Garra Aventura e Amazônia Vertical e com o apoio da Alto Estilo, Bonier, 4 Climb, A Fazendinha, Debate Restaurante, Academia Adrenaline e Multiplik.
Agradecimento especial ao Deuseminio e toda a equipe da A Fazendinha Agroecológica que nos apoiaram desde o começo, a o Rosiel e Rose Correa, ao Vilmar e Sonia Lentz, ao Ge do Vale das Cachoeiras pelas hospedagens e hospitalidade! Também agradecemos a equipe da AV, Alexandre Barroso, Brasil e Sara e Tati pela ajuda indispensável na organização deste evento. A Maria Medeiros por manter a Garra funcionando enquanto eu estava fora e a Adimari da Multiplik que nos cedeu sua excelente estrutura para as aulas teóricas ao Pedro e Fernandes pela janta saborosa feita no Luau de Cujubim e Leide Fernandes pelos almoços deliciosos!