Austria Alpin inova com o mosquetão fifty:fifty - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Feito para usar com freios de segurança

Austria Alpin inova com o mosquetão fifty:fifty

Um novo modelo de mosquetão está causando furor entre a comunidade de escaladores por conta de seu design nunca antes visto. Fabricado pela Áustria Alpin ele é chamado de fifty:fifty (cinqüenta:cinqüenta) por um simples motivo: ele é absolutamente igual em seus dois lados.

Fonte: Redação

Por Rafael Wojcik
 
Fabricantes do mundo todo sempre estão em busca de inovações para se diferenciarem diante de tantas opções no mercado, exemplos são o mosquetão modelo Ergo da Italiana Kong e o modelo Triger Wire da norte-americana Mad Rock, mas o fato é que o fifty:fifty deixou muitos escaladores “torcendo o nariz” ou entusiasmados, pois é uma “estranha” novidade. Trata-se de um mosquetão com trava de segurança automática que se abre em ambos os lados do gatilho.
 
 
Quanto as questões técnicas ele é tão certificado (CE) quanto a qualquer outro modelo de mosquetão, inclusive com bons valores referentes a resistência (26 kN fechado, 10 kN no sentido transversal e 8 kN aberto). 
 
 
Parece ser uma boa alternativa para uso em conjunto com freios conectados ao loop da cadeirinha ou diretamente em um sistema de equalização, uma vez que como ele é igual dos dois lados, não há a necessidade de girar o mosquetão para ele ficar bem posicionado com o ATC por exemplo, basta conectar um lado, depois outro e pronto!
 
 
Tradicionalmente qualquer produto de projeto novo seja ele um mosquetão ou um avião demonstra seus pontos fracos durante a utilização por diversos usuários nas mais diversas condições, vamos aguardar para ver como ele se comporta nas mãos da comunidade escaladora.
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade