A colina mais famosa do mundo: A história da foto do Windows XP

0

Quem não conhece a famosa foto de uma colina verde publicada como pano de fundo do Windows XP? Talvez ela seja a colina mais conhecida do mundo, mas ninguém sabia onde ficava. O AltaMontanha revela quem foi o fotógrafo e onde fica aquela foto.

O fotógrafo americano Charles O’Rear adora registrar vinícolas com sua câmera. Plantações de uva a perder de vista, da Califórnia ao sul da França —já publicou livros apenas com imagens relacionadas ao assunto. Mas a fotografia mais famosa de uma vinícola que já tirou acabou ficando célebre por outro motivo.
 
Trata-se do plano de fundo do Windows XP. Por incrível que pareça, a imagem não foi alterada digitalmente, ou seja, aquela colina verde do pano de fundo dos computadores é daquele jeito naturalmente.
 
Em um belo vídeo publicado na conta do YouTube da Microsoft, O’Rear conta a história da foto. Ele estava viajando de carro até a casa de sua namorada,na região de Napa Valley, famosa pelos vinhedos, ao norte de San Francisco (Califórnia), quando viu a bela paisagem e decidiu parar. Fez quatro versões da foto.
 
Algum tempo depois, representantes da Microsoft o procuraram a fim de adquirir a imagem original, feita ainda com rolos de filme. O valor da compra —que ele não chega a revelar— era tão alto que nenhuma empresa de postagem quis assumir o risco. Ele acabou viajando até Seattle, onde fica a sede da empresa, para entregá-la pessoalmente.
 
Colinas verdes brasileiras
 
No Sul do Brasil, nas paisagens do alto da Serra do Mar e da Serra Geral, entre o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ocorre os campo subtropicais, também chamados de "campos de cima da Serra" que motivam muitas fotografias parecidas com a de O’Rear. São locais da prática de montanhismo no Sul brasileiro de grande beleza cênica onde há grandes travessias, como a Araçatuba x Monte Crista, Campo dos Padres e Morro da Igreja x Serra do Rio do Rastro.
 
Assista abaixo ao vídeo completo (em inglês).

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário