Pelo menos 14 montanhistas morrem após avalanche no Everest - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Tragédia

Pelo menos 14 montanhistas morrem após avalanche no Everest

O deslizamento ocorreu no início da manhã, a cerca de 6.200 metros de altitude. A única notícia que temos dos brasileiros é de Rosier Alexandre, que não estava onde ocorreu a tragédia.

Fonte: R7

Pelo menos 14 pessoas morreram e três ficaram gravemente feridas na sexta-feira (17) ao serem soterrados por uma avalanche quando se dirigiam para um dos acampamentos base no Everest, informaram à fontes oficiais.

O deslizamento ocorreu no início da manhã a cerca de 6.200 metros de altitude, quando aproximadamente 50 alpinistas, a maioria sherpas nepaleses, deslocavam-se do acampamento base 1 para a 2, afirmou um alto funcionário do corpo de montanhista, Tilak Ram Pandey.

O número de mortos pode aumentar, pois os operadores de turismo não confirmaram se há mais montanhistas desaparecidos, informou um funcionário do ministério do Turismo nepalês, Madhu Sudan Burlakoti.

 Um porta-voz das equipes de resgate, Lakpa Norbu Sherpa, afirmou ao jornal "Ekantipur" que o número de vítimas fatais é de 14 e que 13 dos corpos foram recuperados, enquanto "um deles não poderá ser transportado até amanhã devido ao mau tempo".

Os sherpas, que ajudam a escalada dos alpinistas, dirigiam-se para um acampamento base mais alto e alguns escaladores estrangeiros tinha se unido ao grupo para se aclimatarem com a altitude, como é habitual.

A temporada de escalada de primavera começou oficialmente em março, mas os primeiros alpinistas só iniciaram em abril a subir o Everest, a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros de altura.

Brasileiros

O AltaMontanha está acompanhando a escalada dos 6 brasileiros que tentam escalar a montanha nesta temporada. A única informação que temos é do cearense Rosier Alexandre. De acordo com sua acessoria de imprensa, o montanhista se encontrava no campo base quando houve o acidente e não foi atingido.

 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade