Novas medições definem altitude das montanhas mais altas da Serra do Mar

0

Medições foram realizadas pelo doutor em geociências Antonio Paulo Faria, que é escalador e colunista do AltaMontanha. Em algumas montanhas, como o Pico da Caledônia, foi necessário escalar para fazer a pesquisa.

A altitude correta de algumas montanhas é sempre um assunto polêmico. A tomada delas, antigamente, era realizada por triangulação em teodolito e quase sempre o erro era grande o suficiente para que uma montanha mais baixa tomasse a posição de outra mais alta.

No Rio de Janeiro, por exemplo, este era um problema antigo. Tamanho era a contradição, que no anuário estatístico do IBGE, o Pico Médio de Friburgo era considerado mais alto que o Pico Maior.

De acordo com Antonio Paulo Faria, a metodologia que foi utilizada nas medições é da Geodésia do IBGE: Depois de rastrear com DGPS (GPS diferencial de maior acurácia) por 3 períodos de 3 horas (total de 9 h). Estes dados foram depois analisados pelo IBGE para serem homologadas:

Medimos a altitude do Pico Maior de Friburgo (2.366 m), homologada no IBGE, antes a altitude era estimada em 2.315. A Pedra do Sino, que tinha altitude de 2.275 m, agora ficou com 2.255 m (-20 metros). O Pico do Caledônia tinha 2.219 m, agora passou para 2.257 (+ 38 m). O projeto foi concluído contou com o apoio da UFRJ e IBGE”. Disse Antonio Paulo após a conclusão do projeto.

Estas medições confirmaram que o Pico Maior é a montanha mais alta da Serra do Mar brasileira (que começa em Santa Catarina e vai até o Rio de Janeiro). Em segundo lugar ficou a Caledônia, que também fica em Nova Friburgo e depois somente o Sino, que fica no Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis.

O cume Pico Maior não pode ser alcançado por trilhas, pois ele é muito escarpado, para realizar esta medição, os pesquisadores/escaladores tiveram que escalar o Pico Maior pela Via Leste, que é uma via de escalada de quinto grau com 700 metros de altura e é uma das mais clássicas do Brasil.  O Pico Médio, vizinho do Maior, com 2.361 (estimado), deixou seu posto de lado. Esta montanha e o pico Menor, não verdade são a mesma montanha, porém uma montanha com dois cumes.

Veja estas montanhas no Google Earth pelo site Rumos: Navegação em Montanhas!

:: Pico Maior de Friburgo
:: Pedra do Sino
:: Pico da Caledônia

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário