Kilian Jornet repete a escalada no Everest, mas desta vez em 17 horas! - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Feito extraordinário!

Kilian Jornet repete a escalada no Everest, mas desta vez em 17 horas!

O montanhista catalão Kilian Jornet acabou de repetir uma ascensão relâmpago ao Everest. É a segunda vez em uma semana que ele realiza a façanha.

Fonte: Desnível

Kilian Jornet mostra novamente porque é chamado de mito. Apenas uma semana depois de ter escalado o Everest em uma ascensão relâmpago, saindo desde o Mosteiro de Rongbuk, na base da montanha e chegando ao cume para despois descer até o Acampamento Base Avançado (ABC) em 36 horas somente, ele repete o cume, porém em condições diferentes.
 
Desta vez ele saiu diretamente do ABC a 6500 metros, fez cume e em 17 horas já estava de volta ao acampamento base avançado, onde está descansando. De acordo com o site Desnível, Kilian não usou oxigênio e as condições na montanha não estavam favoráveis, com muito vento.
 
A marca de Kilian impressiona, pois em ambas ascensões, numa distância de tempo de apenas 6 dias, ele não usou oxigênio suplementar, nem cordas fixas. No entanto, este não foi o recorde de velocidade na montanha.
 
Em 1996 Hans Kammerlander demorou 16 horas e 45 minutos para escalar a montanha pela face norte (mesmo utilizada por Jornet). 10 anos mais tarde, o austríaco Christian Stangl rebaixou a marca em 16 horas e 42 minutos.
 
De qualquer forma é dificil comparar o feito de Kilian com dos outros montanhistas, pois foram duas ascensões em um tempo muito curto, este sim um recorde. Kilian supera o sherpa Pemba Dorje que no passado escalou o Everest duas vezes sem oxigênio em uma distância de tempo de apenas 7 dias.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade