Livro Dharma tem nova edição lançada em 2017 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Projeto humanitário

Livro Dharma tem nova edição lançada em 2017

Logo depois do terremoto que destruiu grande parte da Índia e do Nepal em 2015, Karina Oliani (médica, produtora e apresentadora de TV, e atleta) e Andrei Polessi (diretor de arte e fotógrafo) resolveram se unir em torno de uma ideia simples: publicar um livro de fotos destes dois países, onde todo o lucro seria revertido para construção de uma escola no Nepal. Selecionaram então imagens que fizeram durante viagens entre 2007 a 2013 e, através de um site de financiamento coletivo, levantaram recursos para o livro Dharma, lançado em dezembro de 2015.

Fonte: Redação

O projeto que começou sem maiores pretensões, surpreendentemente teve um sucesso maior que esperado. Não só excederam em 40% a meta de captação estipulada – o que permitiu ampliar o investimento inicial proposto para a escola – mas também atraíram a atenção de muitos parceiros, que quiseram se unir à iniciativa. O livro Dharma saiu literalmente do papel e hoje é um instituto, realizando ações humanitárias no Brasil e no mundo (www.InstitutoDharma.org). A escola foi inaugurada em abril deste ano e o número de alunos matriculados pulou de 25 para 110.
 
Agora, depois de 2 anos, eles voltam com um novo livro. Estão no ar com um novo crowdfunding, captando recursos para mais uma publicação: a nova edição Dharma 2017. Um livro de fotos que trará imagens feitas durante ações do Instituto Dharma entre 2016 e 2017, em várias localidades, no Brasil e no mundo. Nepal, Índia e sertão do Piauí, estarão retratados nessa obra.
 
Desta vez – além da edição do livro – o projeto vai arrecadar R$ 20 mil que serão utilizados durante a Expedição Médica Dharma VV Sertão, em outubro deste ano, no Piauí. Pouca gente sabe, mas este estado brasileiro enfrenta hoje uma das piores secas da história. No ano passado a equipe Dharma já realizou a primeira expedição médica ao local: em parceria com a Volunteer Vacations (VV), foram mais de 2 mil atendimentos à pessoas que vivem em áreas de extrema pobreza, com o pior IDH do país. Uma dessas comunidades, o município de Acauã, já foi declarada a segunda cidade mais pobre do Brasil. Outras áreas atendidas incluem Serra do Inácio, Batemaré, Tanque de Cima e outros povoados remotos, nos arredores de Paulistana.
 
Este ano, o Instituto Dharma quer ampliar a ação. A área de cobertura será maior, assim como o número de voluntários. Entre médicos especialistas de 5 áreas diferentes, estudantes de medicina, fisioterapeutas e psicólogos, esperam atender mais de 3 mil pacientes e entregar mais de 500 óculos de grau para a população. Levarão também especialistas e engenheiros, que numa parceria com a Embrapa, poderão levantar possibilidades para o desenvolvimento sócio-econômico sustentável da população local.
 
O novo livro Dharma trará mais de 200 páginas com imagens emocionantes. Selecionadas entre milhares de fotos, esses registros visuais primam não só pela beleza estética, mas principalmente pelas histórias vividas e personagens que cruzaram os caminhos dos voluntários nesses últimos 2 anos de trabalhos. Relatos que passam por rostos marcados pelo sol escaldante do sertão, em vilas quilombolas no Piauí, que entram pelo Vale do Khumbu no Nepal, até os pés do Monte Everest, passando pelo Vale de Patle e seguem pela Índia, na região de Zanskar na Caxemira – onde trabalharam junto a comunidades assistidas pelo The Dalai Lama Foundation.
 
Imagens que inspiram, emocionam e levam o leitor a viajar com eles por lugares remotos e exóticos. Mostrando pessoas, culturas e paisagens impressionantes.
 
Além de Karina Oliani e Andrei Polessi – idealizadores e fundadores do Instituto Dharma – vários outros fotógrafos terão seus trabalhos incluídos nessa publicação, entre eles: Marcelo Rabelo, Henrique Mourão, Roberta Recoder, Marlise Carvalho, João Cláudio Lyra, entre outros. Desta vez o livro Dharma será um trabalho coletivo, mostrando que na prática, a união faz as iniciativas mais fortes e duradouras.
 
Para saber mais sobre o projeto e apoiar esta iniciativa, basta acessar www.InstitutoDharma.org/catarse.

 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade