A vista alegre da Cantareira

O Parque Estadual da Cantareira foi uma das muitas unidades de conservação da cidade de São Paulo que sofreu as consequências do recente surto de febre amarela no país. Seu fechamento como ação preventiva da doença tem impedido os trilheiros de prestigiar sua vasta área, tão próxima quanto interessante, sempre á disposição dos paulistanos. No entanto, existem caminhos menos conhecidos, e mais acessíveis, que palmilham outras zonas desta mesma área de conservação. Caminhos como a “Trilha da Vista Alegre”, simpática vereda que bordeja a encosta serrana da porção da Cantareira quase vizinha ao Horto Florestal. Foi este o simplório rolezinho de quase 15kms que me ocorreu prum domingo de sol, calor e vontade de um banho refrescante pertinho da cidade.

Sem muita necessidade de levantar cedo, eu e a Lau chegamos pouco depois das 9hr na Estação Santana, após viagem rápida pela Linha Azul do Metrô. Dali nos pirulitamos pro terminal rodoviário logo ao lado, onde não demorou pra embarcar em um dos vários coletivos que circulam pela Av. Sta Inês, com horários bastante regulares. O busão praticamente tocou numa linha reta em direção á zona norte, no sopé da Cantareira, inicialmente pela Av. Voluntários da Pátria e depois pela Av. Sta Inês. Aos poucos, a silhueta emoldurada da serra pela janela vai tomando conta da paisagem, naquele dia que começou ligeiramente nublado mas com promessas de tempo limpo no decorrer do período.

Apesar da enorme distância a viagem é relativamente rápida, onde é necessário atentar no lugar pra saltar a partir do momento em que o latão cruza o verdejante Horto Florestal, onde faixas na entrada reforçam os avisos de proibição de acesso devido a febre amarela. Desembarcamos então no primeiro ponto após o latão deixar a Av. Sta Inês e tocar na direção sudoeste. Dali prosseguimos a pé ainda pela via principal já deixando os limites dos bairros Jd Peri Alto e Vila Pedra Branca, agora descendo em direção ao pé da serra.

Aviso

Quando a via asfaltada muda de nome, cruzamos por baixo das obras referentes ao Rodoanel Norte e, mais adiante, ignoramos a entrada da Sabesp. Segue-se então uma suave subidinha e logo na curva sgte é preciso atentar na margem esquerda a um precário portão trancado que, coberto de mato e muito lixo, pode passar despercebido. Uma placa indica ali ser a “Estrada da Vista Alegre” cujo acesso é em tese proibido, mas olhando bem ao lado do decrépito portal é encontrado um acesso pela lateral. Pronto, daqui em diante não tem mais erro. É preciso atentar bem esta entrada pois não raramente tem grupos de “noínhas” curtindo seus entorpecentes aqui. Não era o caso, mas fica o aviso. Outro aviso é evitar vir aqui em grupos grandes, pois é pedir pra chamar a atenção e, consequentemente, ser assaltado. Coisas de proximidade da urbe, infelizmente.

Na trilha

A vereda então mergulha floresta adentro, inicialmente descendo de forma suave pra estabilizar de vez sempre na direção oeste, ladeando em nível a encosta da serra. Bem batida, o caminho ora se alargava ou estreitava, mas sempre cercado de espessa e farta mata. Pra variar, a trilha nada mais é uma antiga estrada atualmente em desuso, pois tanto o corte vertical na encosta como, vestígios do antigo calçamento e o próprio nome denunciam isso. Existe um ou outro matinho tombado no trajeto, mas tudo de fácil transposição.

Pois bem, o caminho desvia então abruptamente pro norte, adentrando numa reentrância da serra onde logo se ouve o som de muita água correndo ao nosso lado, no fundo do vale. Mas bem no vértice deste pequeno vale tropeçamos com duas veredas em margens opostas da trilha, onde fizemos breves dois ataques: a breve vereda da esquerda desce forte e logo desemboca num enorme piscinão que logo de revela uma antiga e rústica represa, alimentada por uma pequena cascatinha onde a água cai por uma larga lajota rochosa. Ruínas duma escadaria levam pro lado oposto da encosta onde gigantes da floresta ergueem-se de forma imponente, observando os visitantes daquele improvável balneário artificial, onde só não entrei por ainda estar relativamente cedo pra isso.

Vestígio de antigo calçamento

Já a outra picada nascendo da direita adentra mais vale adentro – já bem mais precária alternando rochedos, chão e raízes – acompanhando o borbulhante córrego que alimenta o piscinão supracitado. Nós adentramos cerca de 300m pela picada, mas ela vai fundo, na direção norte. Na verdade a gente foi apenas até onde havia dois bonitos remansos rochosos a margem do rio, com cascatinhas, mirantinhos e banheiras naturebas viáveis prum bom tchibum. E acredite, sem ninguém ali naquele momento, que pelo que me recordo devia ser bem depois das 10:30hrs. Pausa pra breves paradas pra retomada de fôlego, vislumbres e muitos cliques.

Voltamos ao caminho principal e prosseguimos nossa andança ladeando a serra, agora tocando pra sudoeste. Este trecho se caracterizou pela presença cada vez maior de rochedos e pedras a margem da via. Enormes matacões vez ou outra se empilhavam do lado, formando muitas grotas e lapas, sendo que nas mais fundas era possível ouvir água correndo algum canto, no miolo do amontoado rochoso. Infelizmente pela proximidade da urbe alguns destes belos monumentos naturebas ostentam inscrições burrestres deixadas por algum vândalo querendo deixar sua marca de imbecilidade pra posteridade. Aqui existe também uma discreta picada á esquerda que desce forte, provavelmente sendo algum acesso á reserva pelo bairro ao sul, no caso, a perifa do Jd Peri Alto.

Piscinão represado

Depois de cerca de 6km de chinelada a vereda emerge finalmente no aberto, bem na beirada dum cocoruto serrano onde passam duas torres de alta tensão, apenas pra constatar o sol forte e céu azul reinante das 11:30hr. O lugar serve de belo mirante que além de privilegiar uma vista diferenciada da serra, escancara tanto as obras do Rodoanel naquele quadrante como destaca o Pico do Jaraguá, a oeste. Pausa pra apreciação de paisagem e retomada de fôlego, claro. Ah, e foi neste trecho que tropeçamos com mais gente no sentido contrário, no caso, uma dupla de corredores de montanha a quem acenamos cordialmente.

Dali a picada penetra novamente no frescor da mata tocando desta vez pro norte, quase que em linha reta, mas sempre com as mesmas características que antes. Mas logo que á esquerda surge mais uma vereda que deriva da principal, mas que nada mais leva ao que parece um pontilhão de concreto mas que na verdade é um estreito aqueoduto que se eleva sobre um correguinho no fundo do vale. Ainda no caminho principal e sempre pro norte, um pouco mais adiante ele cai noutro maior, cuja extremidade da esquerda (sul) se encontra barrada por um portão de ferro, onde uma placa indica proibição de acesso, ronda motorizada, etc. Depois soube que do portão pra baixo é o Parque Itinguçu, um condomínio residencial situado na encosta da Cantareira(!?). Mas peralá, isso pode? Um imóvel chique quase invadindo uma área de conservação?

Obstáculos

Sem alternativa, prosseguimos naquele caminho pela outra extremidade, ou seja, dando continuidade na direção norte, embalado pelo aroma dos araças espalhados pelo chão. Pelas frestas da mata visivelmente podíamos constatar que contornávamos o tal condomínio chique, agora pelo alto. Caminho largo, porém bem lamacento, esta rota logo começa a desviar lentamente pra oeste. Mas não demora pro som de muita água inundar nossos ouvidos conforme se avança e como que prevendo um piscinão, eis que ele logo surge bem a margem da via palmilhada. Uma piscininha relativamente rasa, entupida de blocos e cercada de rochedos no meio do mato surgia como oásis no calor daquele inicio de tarde. O lugar era abastecido pelas várias nascentes daquele setor da encosta serrana, pra depois cruzar a via e despencar mata abaixo, num ruído quase ensurdecedor.

Efeitos de luz

Pois bem, por ser perto das 13hrs e estar algo cansados, decidimos ali mesmo fazer um pit-stop mais demorado de banho, lanche e relax. Foi aí que apareceu mais gente, uma turminha jovem composta por moleques, meninas e até crianças. É, o sossego do lugar pra gente tinha terminado mas não prejudicara nosso banho refrescante, ainda bem. Foi aí que pude conversar com um deles afim de saber mais da trilha principal. Comentou que dali trilha principal findava no Rodoanel, de onde havia acesso aos bairros periféricos da Brazilândia, Jd Recanto, Jd Damasceno e Vista Alegre, de onde eles tinham vindo. Emendou inclusive que aquele piscinão, e outro mais encosta abaixo, foram modificados recentemente (derrubaram os muros da barragem e colocaram pedras) a mando do condomínio residencial de modo a desestimular a frequência de gente de fora aqueles balneários naturebas. Se esta afirmação é verdadeira não posso dizer, mas se for é uma forma claramente elitista de segregação pra manter afastada qualquer pessoa das proximidades do tal condomínio chique, no sopé da serra.

Muitas cascatinhas no caminho

Cachoeirinha

Muitos grotões

Mirante do Jaraguá

Antigo aqueoduto

Ficamos ali cerca de uma hora de boa, descansando, mas decidimos que era hora de partir quando vimos um negrume se formar lentamente no céu, típico desta época de verão. Como não estávamos nem um pingo afim de tomar chuva retomamos agora a chinelada pelo mesmo caminho, no sentido contrário. “Ainda bem que partimos do piscinão, pois eu já tava vendo alguma daquelas crianças levar um tombo feio nas pedras lisas de lá..”, emendou a Lau, preocupada com a falta de noção de alguns dos jovens presentes. “Será que estão vacinados?”, completou ela.

Pois bem, sem as paradas pra fotos e exploração, a volta foi praticamente muito mais rápida que a ida e em praticamente menos de hora e meia pisávamos outra vez no asfalto da Estr. Santa Inês, agora em direção á Vila Pedra Branca. O sol a muito tinha ido embora, e o firmamento ganhava um tom acizentado medonho, naquela iminência de chuva brava. Dito e feito, bastou tomar qualquer condução que fosse pro Metrô Santana que começou um pé dágua bravo. Por sorte, já tínhamos garantido numa vendinha nosso humilde prêmio na forma dumas brejas geladas, que bebericamos lentamente até chegar no Metrô.

Poção infelizmente “concretado”

Infelizmente o surto de febre amarela é uma realidade que se estende a algumas unidades de conservação do país, e a Cantareira é uma delas. Prova disso é que não vimos sinal de macacos, outrora sempre presentes e visíveis nesta serra, durante todo trajeto feito neste rolê dominical. Aliás, eu e a Lau só fizemos este bate-volta já devidamente vacinados contra a doença, visto que o parque está repleto de mosquitos. Por isso fica minha recomendação de vacinação aos trilheiros que tem mais frequência em áreas silvestres, independente de qual seja, apenas por prevenção. Fora isso, ainda  pretendo retornar pra Cantareira pra bisbilhotar com mais tempo as trocentas picadas que nascem a partir da “Trilha da Vista Alegre”. E quem sabe assim me fascinar ao encontrar algum novo poço ou cascatinha natureba nesta que é considerada a “maior floresta urbana do mundo”. E a apenas meia hora da caótica floresta urbana de Sampa.

6 Comentários

1. Olá Jorge! Meu nome é Paulo. Moro aqui no Jardim Pery Alto de frente para a mata. Tenho muitas boas recordações dessa trilha Vista Alegre. A uns 30 anos atrás costumava andar nessa trilha. Mas a galera com quem eu ia nunca se aventurava em ir
    completamente até o fim. Mas posso dizer que era um lugar magnífico. Em uma dessas caminhadas resolvemos adentrar em uma parte fechada e em determinada parte encontramos uma pequena trilha onde levava a um piscinão dos vários espalhados. Se que ao chegar lá inacreditavelmente uma água cristalina gelada que vinha da nascente e se represada por ali. Não deu outra mergulhavamos por várias vezes. E ainda nesse lugar um pé de chuchu graúdos chegando a uns 20cm. Eram tantos que acabamos fazendo nossas camisetas de sacolas. Passando os anos ainda voltei com um colega lá, e percebia a vasta degradação como muito lixo pela trilha, muitas árvores derrubadas, sem falar em certas pessoas estranhas tornando o lugar mais sinistro. Por esse motivo deixei de frequentar. Eu ainda conversava com alguns colegas que chegaram a ir lá por algumas vezes e que relataram que o piscinão tinha sido destruído. E que as trilhas parecem que se estreitaram pela diminuição das pessoas. Antigamente quando íamos trilhar, andávamos com o coração na mão, pois nessa trilha passavam gipes da guarda florestal. E se pegasse pessoas na trilha eles acabacam levando detidos. Então quando ouvíamos o barulho do motor ao longe caiamos ribanceira abaixo ficando imóveis e quietos esperando eles passarem. Mais era muito divertido. Infelizmente não me arrisco a me aventurar mais, pois deva estar super perigoso andar por lá. E percebo que vc se aventurou recentemente, pois você relatou e até mesmo pela foto mostra o rodoanel. Confesso que ainda gostaria de caminhar por lá para ver como está agora, mas não teria mais coragem pela violência. Um grande abraço meu querido e fiquei contente de você ter relatado está história. Achei essa sua matéria simplesmente pesquisando algo sobre a trilha da vista Alegre.

2. Eduardo Fernandes Gomes em

Ola Jorge acabei fazendo essa trilha hoje domingo de manhã comecei ela na Estrada da Santa Inês e fui até o jardim vista alegre foi muito legal uma aventura muito boa e fora a paisagem que a serra proporciona pra gente passei pelas quedas de água muito legal aconselho as pessoas conhecer não tem perigo nenhum passou muita gente fazendo a trilha de bike e moto eu super recomendo é no fim acabei saindo numa fazendinha ali no vista alegre adorei muito esse passeio e vou retorna lá em breve um forte abraço

3. Eduardo Fernandes Gomes em

Ola Jorge acabei fazendo essa trilha hoje domingo de manhã comecei ela na Estrada da Santa Inês e fui até o jardim vista alegre foi muito legal uma aventura muito boa e fora a paisagem que a serra proporciona pra gente passei pelas quedas de água muito legal aconselho as pessoas conhecer não tem perigo nenhum passou muita gente fazendo a trilha de bike e moto eu super recomendo é no fim acabei saindo numa fazendinha ali no vista alegre adorei muito esse passeio e vou retorna lá em breve e bora lá pessoal um abração

4. Bom dia, moro no JD.damasceno e já fazia um tempo que não ia pra trilha, e quando decidi ir me deparei com um celta preto de frente com o poço cheio de pedras dentro,onde nas antiga chamávamos de prainha. Os rapazes que estavam dentro se diziam policiais mas não estava fardados e proibiram de ficar no local, tentei insistir em ficar e os mesmo falou que o caldo ia engrossar,acabei desistindo da permanência no local. Gostaria de saber se eles tem alguma autoridade para fazer tal opressão e de encher essa bolsa d’água com pedras? E se isso caracteriza algum tipo de crime. Tenho certeza que estavam ali a mando do condomínio e se algo do gênero acontecesse novamente que tipo de providência deveria tomar. Acho que é uma falta de respeitos com todos, eles se acharem dono de tudo.

• Esses caras que vc encontrou são policias de folga, fazendo bico de segurança para o condomínio de alto padrão que fica ali perto.
      Eles estão de folga fazendo bico, não tem autoridade alguma.

5. Boa madrugada ao Jorge e amigos.
    Sou daqui do Jardim Pery velho. Conheço um pouco da História destas caixas adutoras do sistema velho Cantareira, construídas há mais de 148 anos. Uma pena que tudo ali esta abandonado, seja pela (A) Fundação Florestal, seja pelo Instituto Forestal, seja pela PM Ambiental ou seja pela SIMA_ Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.
    A história é longa e para contá-la será preciso articularmos uma roda de conversa, se alguém aqui topar poderemos marcar. Topam????
    Aqui o link de um breve vídeo com parte desta rica História: https://www.youtube.com/watch?v=hRRNcwRZRgo&t=1s.

O comentário acima deixado por Rafael é um relato muito sério e real, pois já esta sendo motivo de pânico para frequentadores que tem sido expulsos de lá por estes supostos s eguranças armados que lá dentro estão mandando. O Gestor Vladimir Arrais de Almeida- do PEC- já foi avisado destas pessoas armadas lá dentro e prometeu intervir e nos dar uma respost. Esta errado pagarmos por uma segurança que assegure a preservação local e estes não cumprirem seu dever e ainda deixarem que suposta milícia tome o lugar como casa própria do tal condomínio. O patrimônio Histórico ali escondido á perterncente á toda a população do Brasil e não de alguns proprietários condiminais…. Pra isso, estamos organizando um manifesto com uma passeata marcada para dia 20/10/2021, a fim de chamar atenção da opinião pública, poder público e da imprensa em geral. E convidamos ao Rafale e tmbm os mentores deste importante blog para participarem desta ação em defesa do tombamento integral das caixas adutoras do sistema velho Cantareira.