Aconcagua já recebeu mais de 900 andinistas, somente nesta temporada

0

Segundo informações do secretario de meio ambiente de Mendoza, Guillermo Carmona, mais de 900 andinistas já adentraram os portões do Parque Provincial Aconcagua e cerca de 2 mil pessoas visitaram a base do parque, na região de Horcones, nestes primeiros 28 dias da temporada 08/09, sendo que os guarda parques já realizaram 20 resgates!


No sábado dia 15 de novembro começou a temporada no Parque Aconcagua e segundo informações do secretário de Meio Ambiente, Guillermo Carmona, mais de 900 andinistas já entraram no parque, além de 2000 visitantes, que pararam por alguns minutos na entrada do parque e 20 resgates já foram realizados, a maioria por problemas respiratórios que os alpinistas sofrem durante a subida.

Ontem, representantes de diversos consulados tiveram a oportunidade de acompanhar o Secretário e sua equipa numa caminhada no Parque, afim de verificarem as cobranças com relação as normas de segurança que devem ser tomadas aos turistas na região.

Para este ano, houve a contratação de 22 guarda parques a mais, fechando em 45 profissionais, além do aluguel de um helicóptero para resgates.

Sobre os resgates, a média é praticamente de um por dia, um pouco inferior à temporada passada. A maioria das pessoas resgatadas tem entre 25 e 35 anos, que sofreram problemas comuns em altitude. “O motivo mais comum é o edema pulmonar, que deve ser atendido o mais rápido possível, pois pode ser fatal. Outros motivos de resgate são os congelamentos e a desidratação.” Disse Ariel Ghilordi, gerente do parque.

Para este ano, o Parque também está com maiores cuidados com relação a segurança dos objetos pessoais dos andinistas. Cerca de 20 policiais fazem a segurança, principalmente entre a entrada do parque e o acampamento base, local preferido dos “ladrões”.

Carmona ainda afirmou que para o ano de 2009 está previsto a compra de um helicóptero, exclusivamente para atender as montanhas da região. Com isso, o governo não precisaria mais alugar um aparelho, que apresenta alto custo ao governo e a administração do Parque. “Porém, antes da compra, é necessária uma análise da aeronáutica e do Ministério de Segurança”.

Painéis Solares

Outra inovação é a utilização de energia alternativa, que facilita (e muito) a vida dos guarda parques, policiais e médicos que atuam na região.

Desde a última terça feira, o Aconcagua já conta com 12 painéis solares instalados, que servem para a manutenção das sedes do Parque, instaladas em vários pontos da montanha, e que auxiliam os serviços médicos e de saúde.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário