Aplicativos que podem te ajudar a escalar melhor

0

Conheça seis apps que podem te ajudar a subir mais alto e com mais eficiência na sua próxima viagem à rocha

Hoje em dia, até o escalador mais “sujo” que vc conhece provavelmente tem um smartphone. A falta de sinal na maior parte das rochas vai te fazer prorrogar a postagem daquela selfie no topo da via até mais tarde, mas há um monte de maneiras de fazer o seu computadorzinho de bolso ser útil em um dia na rocha.

Academia Evolução no RJ – Fonte: Sapo Agarras

Abaixo, veja seis apps que podem te ajudar, desde monitorando seu treino no fingerboard até encontrando uma rocha seca para escalar amanhã. E são (quase) todas gratuitas:
Mountain Project
Antes de pensar em baixar qualquer outra app de escalada, baixe o Mountain Project. O aplicativo disponibiliza mais de 110 mil vias no mundo inteiro, além de outras informações úteis, sendo o guia digital para todos os lugares. Este banco de dados da escalada te deixa escolher e baixar dados sobre suas áreas de escalada favoritas, para você poder consultar otas, fotos, comentários e avaliações quando estiver off-line.
iOS/Android
MyClimb
O app é uma plataforma social para escaladores, construída pela própria comunidade. Ele permite astrear suas escaladas (indoor e outdoor) e compartilhá-las com os amigos. Adicione fotos, vídeos e locais para cada uma das suas escaladas, e veja seu progresso enquanto você vai rumo a escaladas e graus maiores. Há também o placar dos líderes,que permite que você compare sua performance com a dos seus amigos, o da galera da academia e com a comunidade da escalada em geral. Gostamos de rastrear nossas escaladas para conferir nosso progresso e nos manter motivados – não há porque não compartilhar isso com os outros.
iOS/ANdroid
Climbing Weather
Muito fácil de usar, provém dados cruciais sobre o tempo em mais de 300 destinos de escalada (apenas nos EUA). O app lista todos os quesitos básicos de previsão de tempo: temperaturas máxima e mínima, chance de precipitação e umidade. Mas o melhor aspecto é sua organização: é possível localizar a rocha com temperatura mais fresca e perto de você, baseado na sua localização por GPS. Durante uma viagem, ponha o CEP do lugar para onde você está indo, e veja os melhores locais para escalar.
iOS/Androi
Climbing Grade Converter
Precisando de um jeito rápido e confiável de converter os muitos jeitos diferentes de graduar vias? Este app é a solução dos seus problemas. Com uma interface simples, o Climbing Grade Converter faz a conversão entre 16 sistemas de graduação – nem sabíamos que existiam tantos! Em uma viagem internacional, é um bom jeito de saber se a via na qual você está se metendo é pelo menos aproximadamente o que você está esperando.
iOS (não tem versão Android, mas para Android há uma app diferente com o mesmo nome que faz basicamente a mesma coisa)

Felipe e Patxi em treino na Europa

Rakkup
Este app usa tracking por GPS, instruções passo-a-passo e fotos para te deixar na boca da rota, mesmo que isso signifique atravessar trilhas fechadas e escalaminhadas. Uma bússola com seta apontando o caminho e um mapa interativo deixam você e seu grupo no caminho certo rumo à rocha, para evitar tempo e energia perdidos. Descrições da rocha e das vias te dão todo o beta que você vai precisar, com topos nos quais você pode dar zoom, informações sobe descidas e descrições individuais para cordadas específicas. Parece a Mountain Project, mas ao invés de se basear em informações geradas pelos usuários, o Rakkup usa profissionais e autores de guias para fornecer seus dados. EXTRA: o “Belay view” mostra fotos de como a via se parece do ponto de vista de quem dá a segurança, ao invés daquela foto de longe da rocha toda que muitas vezes não ajuda em nada.
iOS/Android
Boulder trainer
Apesar de não ser gratuito, o Boulder Trainer vale o pequeno preço. Feito especialmente para o hangboarder novato, vem com funções para todas as marcas de fingerboard conhecidas (Metollus, Beastmaker, Trango e Moon, entre outras). Funciona até com fingerboards feitos em casa. Você pode customizar seu treino, ou usar os treinos sugeridos pelo app para queimar seus antebraços. Esta app é muito flexível e seus treinos são fáceis de incorporar a uma rotina já existente.
iOS/Android

Fingerboard – Autor: Reprodução

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.