Campanha para escalada nacional

0

+ Criançada na Rocha
+ Reabertura da Falésia Paraíso


Ois!

Que belo Feriadão de Páscoa, hein!
Belas escaladas levando a criançada, curtindo a paz e sol de São Bento do Sapucaí, ora na rocha, ora nas trilhas, ora à caça de ovinhos em meio ao ares de montanha… hummm… BEM BOM!

Aproveitei, claro, para realizar uma escalada terapêutica em um dos dias, e, com a paciência e integração da minha pequena na base e equipagem do Massa, saiu a via Choque Anafilático (8c)no Pilar Central e a via Comunista (8a), no Setor Comunista, à vista, ambas na Pedra da Divisa…

Depois de cansar de olhar pra cima olhando a mamãe escalar, de pintar os cenários montanhosos e de curtir a volta pela trilha de head-lamp à noite, foi valioso para a criançada curtir um dia inteiro de relax em meio às montanhas na caça aos ovinhos pré Páscoa!

No dia seguinte, mais escalada e movimento, pleeease!!!…. Só que desta vez, montei um top-rope para as pequenas na via Gripe Espanhola, no Setor Tetos da Pedra da Divisa: 7c muito bacana para movimentar o corpo nessa minha fase de ´descanso´ e perfeito para as kids desenvolverem mais repertório de movimentos e se soltarem na rocha…

Delicioso assistir à evolução das meninas na parede, e perceber as soluções diferenciadas que elas encontram para progredir, considerando a altura e idade de cada uma (7,5 e 9 anos).

A Manu e a Marina mandaram muito bem na via, chegando na 4ª costura, antes da saída para o crux, deixando as mamães montanhistas orgulhosas e felizes!
Valeu Andréia pela companhia em mais essa!!!

… Vlw Fabíola Dellareti e Tonto pela vibe na pedra e pelas fotos!

O montanhismo, sem dúvida, torna os seres mais humanos, fortes, tolerantes e ao mesmo tempo mais sensíveis e unidos… Sinto isso a cada dia, e é muito bom poder transmitir e dividir isso com minha ´prole´…

Para poder desfrutar dessa beleza e filosofia de vida, é necessário um trabalho de manutenção de trilhas e vias em todos os setores de escalada no Brasil, com educação e informação da comunidade desde sempre…

Para isso, ano após ano, a CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada) em conjunto com as Federações Estaduais (e alguns montanhistas conscientes que produzem por conta própria!), fazem o possível para manter o montanhismo em evolução no Brasil, e dele fazem parte as trilhas que nos permitem escalar vias em rocha, e para alguns, aproveitar essas vias para treinar e evoluir na escalada esportiva.

Entre esses montanhistas apaixonados por evoluir na esportiva, destacam-se alguns que também gostam de desafiarem-se em competições, no Brasil e no Mundo.

Essa competição, principalmente tratando-se de eventos internacionais, mantém o nível nacional elevado, ou tenta acompanhar a evolução lá fora.

Isso acontece não só através de competições oficiais, como também, com escaladores brasileiros que realizam vias em rochas e mecas pelo mundo, mantendo também o parâmetro nacional alto nesse ponto.

Por tudo isso, a CBME lançou este ano uma CAMPANHA DE DOAÇÕES que engloba todos os caminhos do montanhismo, já que está tudo interligado.
A verba será utilizada em prol das prioridades do Órgão, que, sem dúvida, envolve também a quitação da dívida nacional com o IFSC, e a fortificação do Montanhismo Nacional como um todo, em diversas esferas (veja mais na postagem anterior).

Quem se interessar em fazer uma doação à CBME, é só acessar o link para a Campanha, que terá divulgação dos colaboradores semanalmente:
http://www.cbme.org.br/cbme/doacoes-voluntarias

“Nosso trabalho é possível graças ao empenho presencial de nossos voluntários e colaboradores, mas ele também depende dos recursos materiais que só podem ser obtidos com a sua contribuição financeira. Essa é a sua chance de contribuir para manter os nossos projetos ativos e em expansão.
Estaremos publicando semanalmente no próprio site a relação dos valores obtidos e seus respectivos doadores.
Esperamos contar com o seu apoio.” (Silvério Nery – presidente da CBME)

Falando em voluntários, em consciência e contribuições para a Escalada Nacional, a Falésia do Paraíso foi reaberta com algumas novas regras para a escalada. Lembre-se que você estará entrando em mais uma propriedade particular e confira matéria em: http://espn.estadao.com.br/eliseufrechou/post/188328_FALESIA+PARAISO+E+REABERTA+COM+NOVAS+REGRAS+PARA+ESCALADA

Enquanto isso, seguimos administrando nossas riquezas pessoais, cada um na sua, buscando nos doar à família, trabalho, amor, amigos, treinos e adversidades!

Por me ajudarem nesse caminho esse ano, agradeço à THE NORTH FACE, 4CLIMB, CASA DE PEDRA, 90 GRAUS, REVISTA AVENTURA&amp,AÇÃO, GO OUTSIDE e a todos os companheiros de escalada e treinos, que assim como eu, buscam praticar a escalada com consciência, respeito e pureza.

Ótimas realizações a todos nós…

beijo,
Janine Cardoso&nbsp,

Compartilhar

Sobre o autor

Janine Cardoso - Colunista

Janine Cardoso é a maior vencedora de campeonatos brasileiros de escalada, com 8 conquistas. Ela já participou de mundiais e também de diversas etapas de Copas do Mundo. Atualmente é atleta da The North Face.

Comments are closed.