Como lavar sua jaqueta impermeável?

0

Um item indispensável e obrigatório na mochila de qualquer montanhista é uma jaqueta impermeável. Ela ajuda a proteger da chuva e do frio em ambientes naturais onde é impossível usar um guarda-chuvas. Ou seja, essa peça de vestuário pode salvar o praticante de atividades outdoor de uma roubada, principalmente agora no verão, estação mais chuvosa do ano.

As jaquetas impermeáveis são um item obrigatório na mochila de um montanhista.

Mas você sabe como cuidar da sua jaqueta para que ela tenha uma vida mais longa? Nem sempre as pessoas sabem a melhor forma de lavar e guardar essas peças. Por isso, separamos algumas dicas da fabricante The North Face nesse artigo.

É necessário lavar as roupas impermeáveis.

Para garantir a durabilidade das suas roupas impermeáveis, sejam elas jaquetas ou calças, é preciso lavá-las de vez em quando e sempre higienizá-las após o uso. Isso deve ser feito para evitar que o suor e resíduos químicos de protetor solar, cremes hidratantes, repelentes e até mesmo perfumes fique em contato com a membrana impermeável e a danifique. Para limpá-la você pode usar um pano úmido e passar por toda ela, tanto do lado direito como principalmente o lado avesso.

Hidrate as peças que estão guardas no armário.

Tanto roupas como calçados que ficam muito tempo guardados sofrem um processo de desgaste e ressecamento chamado hidrólise. Com certeza você já pegou uma peça de material sintético que estava se desmanchando ou escamando mesmo sem usar não é? Isso ocorre devido ao ressecamento da membrana. Por isso é necessário higienizar e hidratar mesmo as roupas que você não esta usando. Para isso você deve lavar as peças ou passar um pan úmido esporadicamente.

A membranas impermeáveis precisam de cuidados também.

Como lavar

Normalmente o fabricante deixa um pequeno manual de instruções na etiqueta do produto. Você pode utilizar essas informações como base. Porém, se não há mais essa etiqueta, a dica é lavar sempre a mão ou na função roupas leves e delicadas da máquina de lavar. Deve ser usado apenas sabão neutro e jamais utilizar amaciantes e alvejantes.

Siga as dicas simples para ter uma jaqueta por mais tempo.

Como secar

A secagem das roupas impermeáveis deve ser feita a sombra, pois a exposição prolongada ao sol também pode ajudar a danificar o tecido. Nunca utilize máquinas de secar roupa. De preferência para estender a peça em um varal.

Como guardar

Escolha um lugar no guarda roupas ou closet para suas roupas outdoor, essa além de uma dica de conservação também é uma dica de organização. Assim, você sempre a terá a vista quando for se preparar para sua aventura e não a esquecerá. E conforme a fabricante TNF recomenda, jamais guarde uma peça impermeável suja de suor ou produtos químicos. Também é importante você verificar se ela está bem seca antes de guardar para evitar o mofo.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário