Copa do Mundo de escalada na China pode ser cancelada

0

Após o surto de Coronavírus atingir a população da China e outros países asiáticos, os cuidados da população mundial têm sido redobrados. Por isso, a IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva) está estudando adiar as competições marcadas para abril no país.

Copa do Mundo de Escalada em Wujiang, China, 2014.

Três campeonatos que estão programados, duas Copas do Mundo de escalada (uma na cidade de Wujiang e outra em Chongqing) e o Campeonato Asiático do IFSC poderão ter alterações nas datas ou serem canceladas. A decisão final ainda será anunciada em 11 de fevereiro.

O presidente do IFSC, Marco Scolaris, desejou melhoras e bons votos as pessoas que foram afetadas direta ou indiretamente por essa doença. “Ao mesmo tempo, a saúde de nossos atletas e de todas as pessoas que trabalham para nossas federações-membro é nossa principal preocupação”, explicou em um comunicado da Federação.

Entretanto, ele também afirmou que isso não deverá interferir na classificação para as Olimpíadas de Tókio. “Garantiremos que o Sistema de Qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 seja respeitado, mas também evitaremos qualquer risco para a saúde de qualquer pessoa ”, complementou.

Doações para China

Além de monitorar a situação da China e os relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), a IFSC teve uma iniciativa para ajudar a população chinesa. Ao tomar conhecimento da escassez de materiais de proteção individual no país, ela enviou 10.000 mil máscaras para a Associação Chinesa de Montanhismo (CMA). A federação também esta incentivando seus membros e outras federações a aderir à iniciativa.

Como se prevenir

Muitas pessoas estão preocupadas com a possibilidade desse vírus se espalhar. Todavia, medidas simples podem proteger a população desse e de outros vírus comuns no Brasil.

Confira a lista de medidas de proteção divulgada pela OMS:

_ Lave as mãos frequentemente com sabonete à base de álcool ou sabão. Isso ajudará a eliminar qualquer vírus existente em suas mãos.

_ Pratique a higiene respiratória. Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e boca com um lenço descartável ou com o cotovelo e descarte os lenços o mais rápido possível.

_ Mantenha distância de pelo menos um metro de pessoas que estejam tossindo ou espirrando.

_ Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mão podem ter tocado uma superfície contaminada e ao levar até essas partes do rosto, o vírus pode entrar em contato com a mucosa e se espalhar pelo sistema respiratório.

_ Pratique a higiene pessoal ao visitar mercados de animais vivos e locais com aglomeração de pessoas.

_ Evite comer alimentos de origem animal mal cozidos.

Sempre que tiver febre, tosse e dificuldade em respirar é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Se você não esteve na China nos últimos tempos é pouquíssimo provável que seja esse vírus. Se os sintomas apresentados forem leves e você não esteve na China, fique em repouso e evite contato com outras pessoas.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário