Dean Potter falece em acidente de base jump em Yosemite

0

O escalador americano Dean Potter, considerado um dos melhores e mais ousados escaladores do mundo falece num salto de base jump no Parque Nacional de Yosemite – EUA.

O renomado escalador americano Dean Potter faleceu após realizar um salto de base jump ontem no Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, local onde esta prática é proibida.
 
Potter era um dos escaladores mais ousados da atualidade, conhecido por realizar escaladas de grande dificuldade técnica em solo, assim como realizar highline (slack line em grandes alturas) sem proteção alguma. Dean já viu a morte de perto várias vezes, mas seu espírito de liberdade sempre o levou mais longe, tanto que ele se atraiu pelo base jump e começou a praticar a atividade com o Wing Suite, que é uma roupa especial que permite que o saltador fique plainando por mais tempo.
 
Dean aprimorou e uniu o salto de base jump com a escalada, inventando o “base soloing” que consiste em escalar uma via sem proteções, apenas com uma mochilinha com um pára quedas. Ele escalou vias de grande dificuldade e altura neste estilo na Suíça. Se não bastasse, Dean também desenvolveu o "Base Line", que é um high line onde a única segurança é o mesmo pára quedas de base jump.
 
O jeito ousado do escalador fez que ele perdesse patrocínios recentemente, quando a marca americana de barras de cereais Cliff Bar decidiu romper o contrato com ele e mais dois escaladores por achar que eles arriscavam demais.
 
Recentemente um vídeo de Dean viralizou na internet, quando ele fez salto de base com sua cadelinha Whisper, no filme "When the dogs fly". Quando os cães voam. Apesar de muito apreciado, o vídeo gerou criticas por ativistas dos direitos dos animais.
 
Ainda não há informações precisas do acidente que matou Dean Potter, sabe-se apenas que ele fez o salto de Glacier Point, que é um mirante famoso dentro do Parque de Yosemite. Dean Potter tinha 43 anos.
 
Saiba mais sobre Dean Potter
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário