Dicas Gerais para um Escalador Iniciante

0

Após fazer um curso básico de escalada, é normal permanecerem algumas dúvidas ou incertezas, reúno neste breve artigo algumas dicas e exploro alguns conceitos que todo escalador iniciante deve conhecer.

Neste último final de semana, estive escalando com dois 'novatos' no mundinho da escalada clássica (ou tradicional).

Uma destas pessoas havia feito um curso de escalada comigo algumas semanas atrás, e a outra, apesar de nunca ter feito um curso formal de escalada, tem aprendido na prática com amigos e no dia-a-dia de um 'ginásio de escalada'.

Para você que lê este artigo, é mais do que normal que um escalador iniciante possua dúvidas a respeito de um ou outro procedimento, ou que ainda faça os procedimentos de 'dar segurança', 'desmontar uma parada', 'sair escalando', 'recolher equipamento', etc… de forma mais lenta, claro, é necessário pensar em cada etapa do processo (e isso é bom) e tais procedimentos ainda não entraram no 'modo automático', como é normal para os escaladores mais experientes.

Recomendo aos escaladores iniciantes, que comprem e leiam (e releiam) os livros do Sérgio Beck 'Com unhas e dentes ' e o livro do Flávio e Cíntia Daflon  ' Escale Melhor e com Mais Seguranca '.

Enfim, apresento a seguir alguns links (do meu site) com alguns artigos técnicos que podem ser muito úteis para o escalador iniciante:
 


Boas escaladas !

Davi Marski

Compartilhar

Sobre o autor

Avatar

Davi Marski (In Memorian) Era guia de montanha e escalador em rocha e alta montanha (principalmente nos Andes) desde 1990. Além de guia de expedições comerciais, ele ministrava cursos de escalada em rocha. Segundo ele mesmo "sou apenas mais um cara que ama sentir o vento frio que desce das montanhas". Davi levava uma vida simples no interior de São Paulo e esforçava-se por poder estar e viver nas montanhas. Davi nos deixou no dia 19 de Novembro de 2014.

Comments are closed.