Escalador falece na Pedra do Baú. Testemunha conta que ele caiu em uma escalaminhada

0

O escalador André de Jesus Pereira Maradei faleceu em 26/07 após sofrer um acidente na Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. André subiu a Pedra do Baú pela via Ferrata sozinho, com o objetivo de fazer um rapel de reconhecimento de uma das vias de escalada da montanha. Ele estava se recuperando de uma lesão e queria investigar se conseguiria fazer os lances necessários dessa via.

Pedra do Baú. Foto: Leandro Maranghetti Lourenço. Wikimedia

Antes do acidente, os escaladores Leonardo Luiz Santos Rodrigues e Luiz Cláudio T. Pereira, de São João del Rei, estavam no cume quando ouviram André conversar com outras pessoas sobre seu objetivo. A dupla achou interessante também descer rapelando e pediu algumas dicas sobre o local. Assim, após uma breve conversa, a dupla se juntou a André nessa investida.

Segundo o relato do escalador Leonardo, André estava bem e conhecia todos os procedimentos, além de transmitir segurança e parecer saber o que estava fazendo. O rapel ocorreu de maneira tranquila; porém, após essa etapa, eles entraram em um trecho de escalaminhada, onde aconteceu o acidente e a dupla testemunhou a queda.

“O trecho de escalaminhada realmente é fácil, mas eu achei um tanto quanto exposto”, contou Leonardo. Ele explicou que desceu primeiro e usou sapatilhas, pois não se sentiu confortável descer usando botas. Após ele chegar à parte de baixo, foi a vez de André, e por último, Luiz. “Ele estava acabando de descer um totem, quase no platô, e acho que, se ele esticasse o pé, alcançava o platô. Mas me parece que ele escorregou o pé. A bota escapou da pedra, e uma das mãos soltou; o corpo dele fez uma dobradiça. Ele estava com uma mão na pedra e o corpo fez uma dobradiça. A mochila dele era muito grande e isso pode ter atrapalhado também. E ele não aguentou segurar com a mão direita e caiu”, explicou.

A testemunha contou que, após essa primeira queda, André caiu em um platô logo abaixo, porém muito estreito e com muita vegetação. Possivelmente, a mochila pode ter ajudado André a se desequilibrar, resultando em uma queda maior em seguida.

Após a queda, a dupla de escaladores de Minas Gerais não viu mais André e avisou uma escaladora de São Bento do Sapucaí, que acionou os Bombeiros e o MONA Pedra do Baú. O Grupo Voluntário de Resgate em Escalada de São Bento do Sapucaí em apoio ao Corpo de Bmbeiros conseguiu acessar o corpo de André, que estava em um local de difícil acesso, ainda no dia do acidente. Infelizmente, ele já estava em óbito. De acordo com as informações dos Bombeiros André caiu cerca de 70 metros de altura.

“Está sendo muito difícil; toda hora a gente fica lembrando a cena, mas, enfim, o importante é dar conforto para a família dele. Infelizmente, foi uma tragédia que eu não gostaria de ter presenciado”, revelou. “Gostaria de mandar minhas condolências aos familiares e amigos do André e que eles encontrem algum conforto nesse momento tão difícil”, acrescentou Leonardo ao ser contatado pela equipe Alta Montanha.

A equipe Alta Montanha lamenta profundamente a perda e se solidariza aos familiares e amigos.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário