Escaladores indicam livros e fontes instigantes do esporte

0

O site climbing.com perguntou a alguns atletas de destaque na escalada nos EUA que livros ou outras formas de mídia os motivaram, inspiraram e ensinaram a escalar mais e melhor. Veja o que eles tinham a dizer:

Alex Honnold

O livro Mountaineering: Freedom of the Hills é o que me vem à mente primeiro, porque quando eu o li eu era um jovem montanhista iniciante, e ele me motivou a subir montanhas com bivaques e coisas assim. O filme Masters of the Stone V tambem foi muito inspirador para mim, em especial a parte que mostrava sobre Dean Potter escalando em solo e muito rapidamente o Half Dome e o El Cap, no Yosemite. Obviamente, eu peguei algumas daquelas técnicas emprestadas alguns anos depois.

Alex Honnold – Autor: Jimmy Chin

Paige Claassen

Embora o mundo dos blogs exija que você passé algum tempo filtrando o que é bom do excesso de porcarias, blogs de profissionais da escalada oferecem os conselhos mais pessoais e crus sobre o esporte. Dois dos meus favoritos são o de Emily Harrington e o da Heather Weidner – são bem-escritos, promovem discussões interessantes e são sempre honestos.

Paige Claassen – Autor: Reprodução La Sportiva

Angie Payne

O único pedaço de “mídia” que me vem à cabeça e realmente me influenciou é um poster da Lynn Hill que eu tinha na parede do meu quarto. Era uma foto dela na enfiada de Changing Corners, no Nose do El Capitan, no Yosemite. Eu nem tinha ideia de quanto aquela via era importante, só lembro de olhar para a foto e pensar: “Ela é pequena, eu sou pequena. Ela é uma grande escaladora – eu quero ser uma grande escaladora”.

Paige Claassen – Autor: Reprodução La Sportiva

Matt Segal

Quando criança, sempre fui inspirado pelo livro A Life in the Vertical, de Wolfgang Gullich. Ele estava muito à frente de seu tempo, e era muito inspirador em vários aspectos da escalada.

Matt Segal – Autor: Reprodução Zeal Optics

Joe Kinder

Rock Jocks, Wall Rats and Hang Dogs (de John Long, 1994), foi a minha introdução ao mundo dos escaladores e seu estilo de vida. Eu até falei para o autor uma vez que o livro mudou minha vida. No ano em que comecei a escalara, usei uma bandana na cabeça do mesmo jeito que Ron Kauk usava.

Joe Kinder – Autor: Reprodução DPM Climbing

Jonathan Siegrist

Para mim, Climb!, de Jeff Achey, foi fundamental. Eu estudei o livro inteiro, ele foi largamente responsável pelo meu apreço pela história do esporte, e motivou muitos dos meus esforços para escalar vias clássicas. Outra grande influência foi Wizards of Rock, de Pat Ament, um tipo de almanaque da história da escalada.

Jonathan Siegrist – Autor: Reprodução Grind TV

Clint Helander

Minus 148°, de Art Davidson (1969). A escrita de Art (sobre a primeira ascensão ao Denali) é lindamente visual, e é impossível não sentir sua admiração e gosto profundos pelo ambiente que ele explorou. O livro é muito sobre trabalho em equipe e superação pessoal em nome de completar um desafio quase impossível.

Clint Helander – Autor: Reprodução Alpinist.com

 

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.