Evento: Sustentabilidade de Campos Escola de escalada

0

Neste fim de semana será realizado no Sitio do Rod, um points de escalada mais populares do calcáreo mineiro em Lagoa Santa um evento intitulado: Sustentabilidade de Campos Escola de escalada. Serão diversas palestras e oficinas onde serão discutidos vários assuntos relativos à escalada e meio ambiente.


A programação está cada vez melhor. Já estão confirmadas as seguintes oficinas:

AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS

Facilitadores: Felipe, Manuela e Clarisse, da Abeta.

Objetivo: Fomentar o debate sobre perigos relacionados com as atividades de caminhada e escalada e realizar exercício prático de identificação e controle de riscos.

OS CONCEITOS DA PERMACULTURA

Facilitador: Guilherme Fonseca. Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel

Objetivo: Apresentar a Permacultura, que tem como um dos princípios fundamentais o respeito pela sabedoria da natureza, e faz uso disto para planejar a sustentabilidade de quintais, sítios, fazendas ou comunidades (novas ou já existentes), como ecovilas, bairros, assentamentos e, quem sabe, Campos-escola de escalada.

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

Facilitador: Guilherme Fonseca. Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel

Objetivo: Instruir as pessoas quanto à organização da Coleta Seletiva, Apresentar a cadeia produtiva dos materiais recicláveis e divulgar o trabalho realizado pelos catadores de materiais recicláveis.

SLACKLINE – A ARTE DO EQUILIBRIO DINÂMICO

Facilitador: Carlos Eduardo Diniz

Objetivo: Apresentar a atividade, fundamentos, montagem, material e primeiros passos para ingresso nesse complemento às atividades e esportes outdoors.

HORTA COMUNITÁRIA

Facilitador: Ilka. Emater de Lagoa Santa

Objetivo: Implantar horta comunitária e formar multiplicadores(as) na prática da agricultura urbana, com o fim de resgatar, apoiar e fomentar práticas agrícolas e agroecológicas nos espaços urbanos para gerar produtos alimentícios e medicinais de auto-consumo, e também destinados à geração de renda.

FOTOGRAFIA DE ESCALADA

Facilitador: Gustavo Baxter. DeDosFriTos

Objetivo: Instruir fotógrafos amadores de forma que possam melhorar a qualidade de suas fotos de escalada e contribuir no registro do evento.

PREPARAÇÃO BÁSICA PARA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE MONTANHA

Facilitador: André Braga. Avesso Filmes

Introdução ao video ativismo ambiental e ao cinegrafismo de montanha.

EGO – ÉTICA NA ESCALADA

Facilitador: Átila Barros. Montanha.bio

Objetivo: Conscientizar novos e velhos escaladores sobre a convivência pacífica entre esportistas e a ética nos esportes de montanha.

A programação detalhada vai ser divulgada nos próximos dias, mas podem se preparar para mais acontecimentos que vão fazer valer a pena ficar lá os dois dias. As atualizações e detalhes das novas oficinas serão publicadas no Blog Escale, então fiquem atentos com as atualizações!

Festa!

E como toda escalada merece uma comemoração, já está escolhido o local de confraternização para o sábado (20/06), após as atividades no Sítio do Rod. Vai ser no Forró da Pracinha da Rua Argentina.

Pra quem não conhece, é uma pequena praça que fica no coração da comunidade da Lapinha. Fica a 500 metros do sítio. Pra quem estiver vindo direto de Lagoa Santa, basta seguir reto no trevo ali da chegada na Lapinha e, depois da escola, entrar na 1a rua à esquerda.

Mais informações: Blog Escale!


Visualizar Sitio do Rod em um mapa maior

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário