Falece montanhista espanhol no Ojos del Salado

0

Faleceu nesta noite o montanhista espanhol Fernando Ossa, que aguardava há três dias o resgate na montanha Ojos del Salado, que fica localizado na divisa entre Chile e Argentina.

Fernando Ossa possuia 53 anos e estava gravemente doente. Ele estava no acampamento alto, a 6.350 metros de altitude, do vulcão Ojos del Salado que possui ao todo 6899 metros. Seu amigo, Paco Vicario, que aguardou todo este tempo junto, está bem e está neste momento descendo a pé a montanha.
 
Segundo os amigos e parentes de Fernando, "foi um duro golpe, pois ainda na noite de quarta feira conseguiram se comunicar com o acampamento, e naquele momento Fernando Ossa estava bem e medicado, aguardando o resgate, o que aumentava a esperança de encontrá-lo bem".
 
Fernando e outros três montanhistas iniciaram a escalada do Ojos del Salado no dia 24 de dezembro. Ao chegar no acampamento 2, a 6350 metros de altitude, Fernando começou a sentir os efeitos da altitude, o que o fez desistir da escalada. Paco Vicario, um amigo de Fernando ficou com ele na barraca, enquanto o terceiro, Davi Serra, seguiu adiante junto com um casal de argentinos.
 
Contudo, o estado de saúde de Fernando foi piorando, até o ponto que, quando David retornou do topo, já não conseguia dar mais um passo. David então desceu até Fiambalá, onde alertou as autoridades, enquanto Paco permaneceu com ele.
 
Foi tentado resgate com um helicóptero argentino, porém não conseguiu ascender a altura necessária. Posteriormente foi liberado um helicóptero chileno, contudo as condições climáticas impossibilitaram a tentativa.
 
Duas equipes de resgate, uma chilena e outra argentina, se prontificaram a buscar o montanhista. Contudo, infelizmente, não conseguiram chegar a tempo e agora trabalharão apenas para resgatar o corpo de Fernando.
 
Saiba mais:
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário