Filme Viaje de Cristal: Conquista argentina na maior parede do Brasil

0

O filme Viaje de Cristal retrata a expedição argentina composta por 4 escaladores que tentaram abrir uma nova rota no maior monolito rochoso da América do Sul, a Pedra Riscada em Minas Gerais.

Imagine dormir em uma barraca pendurada em um precipício de mais de 500 metros de altura ou estar escalando em rocha sobre um vazio de 800 metros?
No mundo do montanhismo e escalada isso se chama “Big Wall”, quando a parede é tão grande que não se chega ao cume em um dia, sendo necessário passar várias noites sem descer para lograr a escalada.
Ainda pouco conhecido internacionalmente, a Pedra Riscada, localizada no norte de Minas Gerais, recebeu uma expedição de 4 experientes escaladores argentinos que tentaram abrir uma via nos 1000 metros da parede vertical.

Pedra Riscada – Fonte: Divulgação

O dia a dia da expedição de big wall requer estar pendurado em cordas o tempo todo. Montar complexas polias para içar água, comida, furadeira, mais cordas e o equipamento necessário para abrir uma via de grande dificuldade.
 Além do estado físico, o controle mental te joga a favor ou contra: O medo, a paciência, a comodidade, o frio, o calor, a ansiedade e a frustração.
 Por sorte um cinegrafista Professional (além de escalador) esteve na expedição, registrando tudo o que acontecia, resultando no filme documental “Viaje de Cristal” para que possa viver tudo o que aconteceu, desde os preparativos até o cume, as noites com as barracas ao vento, a altura, o trabalho na parede, a escalada.

Cena do Filme Viaje de Cristal – Fonte: Divulgação

Filme: Viaje de Cristal

Filme Viaje de Cristal – Fonte: Divulgação

Com Horacio Gratton, Cintia Percivati, Maria Jose Moises e Ignacio Elorza
Diretor: Noel Martinez de Aguirre
Duração: 20 minutos. Full HD
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.