Marcos Costa conta como foi sua temporada no Paquistão

O montanhista teresopolitano Marcos Costa nos enviou um resumo de suas atividades no Karakoram, Paquistão, neste ano. A idéia era escalar o Gasherbrum IV, mas ele acabou ascendendo o Gasherbrum II, que tornou sua primeira montanha de 8 mil metros. Confira abaixo na íntegra:

MEMBROS DA EXPEDIÇÃO: Bruce Normand, Billy Pearson, Marcos Costa
PLANO: Escalar a face leste do Gasherbrum IV (GIV) 7925m.
PLANO DE ULTIMA HORA:  Escalar Gasherbrum II (GII) 8035m.
DATAS DA EXPEDIÇÃO:  de 1 de junho a 31 de julho. 60 dias
O grupo Gasherbrum está localizado no final da geleira Baltoro na fronteira com a China. Consiste de 6 montanhas de Gasherbrum I-VI alinhadas como uma ferradura com a geleira Gasherbrum no meio.
NOSSO ALVO: Estabeleçer uma nova via na face leste (virgem) do GIV.
Chegamos a Islamabad às 5h do dia 1 de junho e pulamos no vôo das 7h para Skardu na mesma manhã. Não queríamos perder tempo e fazer a expedição o mais rápido possível. No momento em que chegamos a Skardu, nosso super agente e amigo Ghafoor tinha todas as coisas prontas. Nós ficamos um dia em Skardu para nosso “briefing” com o governo local e compras de frutas e vegetais de última hora. Nós partimos para Askoli nos nossos jipes assim que tudo estava pronto. A estrada na rodovia Karakoram (KKH) é sempre emocionante, e desta vez nossa estrada foi bloqueada por um deslizamento de terra, uma ocorrência nada incomum. Tivemos que descarregar os jipes, levar nossas coisas a pé, atravessar um rio e carregá-lo em outro Jeep para continuar nossa viagem a Askoli.
De Askoli é uma caminhada de 7 dias para o campo base de Gasherbrum. A caminhada real é de 6 dias, mas geralmente os porteiros param um dia para fazer “chapatis” nos últimos 3 dias caminhando na geleira, onde a madeira não está disponível para o fogo. Então demos aos nossos porteiros querosene para cozinhar, dissemos-lhes que gostaríamos de fazer a caminhada em 6 dias e eles concordaram. A caminhada foi bem tranquila. Em 6 dias, estávamos instalando nosso acampamento base (5100m) com belas vistas do Gasherbrum I aka. Pico oculto (hidden peak).
Nós fomos imediatamente tentar encontrar uma rota através da geleira. Em 2009, Bruce e Billy estiveram no Paquistão tentando uma nova rota no GIII. A caminho que usaram foi quase o mesmo que usamos, mas eles demoraram quase 2 semanas para encontrar um caminho através da geleira. Este ano, tivemos sorte no entanto, no primeiro dia, encontramos o nosso caminho através da maior parte do terreno difícil e, no segundo dia, chegamos no C1 (5900 m). C1 também é o acampamento base avançado para escalar GII. Do C1, subimos a geleira de Gasherbrum e subimos um campo de neve (um pouco protegido) sob alguns seracs.
Foi aqui que estabelecemos C2 (6400m) e também é onde a escalada técnica começou para nossa via no GIV. Do C2 tivemos que fazer o nosso caminho até o Gasherbrum cwm 600 metros verticais acima de nós. A única linha segura que encontramos foi escalar o lado esquerdo dos seracs em campos de neve e 10 enfiadas de gelo de 50 a 60 graus. A linha é ameaçada por dois grandes blocos de serac, mas achamos estável o suficiente para atravessá-los algumas vezes. Nós estabelecemos o C3 no cwm a os 7000m dentro de uma grande greta. Ventos fortes sopraram constantemente da China e decidimos que acampar dentro da greta nos ofereceria o maior abrigo. Levamos quase 4 semanas para se aclimatar, achar uma via até este campo e chegar a essa altitude. Para alcançar o C3 era extremamente demorado e exigia dias consecutivos de bom tempo. Do C3 é onde a escalada mais difícil começou.
No dia 9 de julho, em um dia de tempo bom, subimos até 7300m logo abaixo da 1ª banda de rocha. Encontramos a neve em boas condições e esperamos que nossas pegadas estejam presentes no dia seguinte na nossa tentativa de cume. Nós depositamos nosso equipamento neste local e descemos. No dia seguinte, fizemos um bom “alpine start” às 2 da manhã, tomamos o café da manhã e partimos, o vento soprava da China, como de costume, e nossas trilhas/pegadas tinham desaparecidas totalmente. Tínhamos que “posthole” todo o caminho até logo abaixo do “bergshrund” onde a neve endureceu. Mesmo no campo de neve acima do “bershrund” não havia pegadas. “Spindrift” deslizava pelo face enquanto escalamos cobrindo nossas trilhas e depositando neve fina sobre a pedra de mármore polida no face.
Chegamos ao nosso equipamento logo que o sol estava nascendo. Nós fizemos uma plataforma na neve e eu comecei a me preparar enquanto o Billy se preparava para me dar segurança, embora não tivéssemos nenhuma parada fixa alem da plataforma. O mármore polido compacto da face não ofereceu nada para proteção. Tudo o que Billy poderia fazer era ficar na plataforma e me assegurar com seu boldrié . Bruce se encordoo  no fim da corda também. Quando comecei a subir, a parede ficou mais íngreme e depois de 30 metros de escalada, eu ainda não tinha nenhuma proteção na parede.
Busquei em todos os lugares para uma fenda ou algo, mas não encontrei nada de proteção. Eu nunca escalei nada assim na minha vida. Logo me encontrei subindo em rocha polida de 80 graus coberta por 5 cm de neve em pó. Neste ponto eu vi Bruce se desencordando, pois ele percebeu que uma queda mataria os 3, pois não tínhamos parada fixa. Subi alguns metros mais desesperadamente à procura de alguma proteção. Tudo o que nos separava do próximo campo de neve foi uma curta seção vertical de 5 metros, mas era muito arriscado continuar. Baixei, fui para a esquerda e procurei por outro caminho. Nada. Desci de novo e fui para direita desta vez. So achei pedra lisa e compacta. Desecalei, e subi a seção do meio novamente, passei uma hora limpando a neve e procurando fendas escondidas debaixo da neve. Não encontrei nada.
Baixei escalando em absoluta derrota e pensando “isso é inacreditável, nós gastamos tanta energia, tempo e dinheiro para chegar a esse ponto e encontrar essa derrota. Tem que haver uma maneira! No entanto, depois de pesar as conseqüências de uma queda, eu decidi que nenhuma escalada vale a pena arriscar a morte “. Quando eu voltei para plataforma, eu me desculpei pro  Bruce e Billy. Ambos concordam que o risco é muito alto, e baixamos.
No acampamento base, surge uma oportunidade de último minuto. Meu amigo Guillaume Vallot que estava tentando escalar GII com Matthieu Menadier (Meme), Jeremy Rumebe e Colin Haley ficaram sem um parceiro. Meme e Jeremy haviam feito o cume alguns dias antes, enquanto Colin desistiu de escalar. Ele me perguntou se eu consideraria escalar com ele. Sentindo-se bem aclimatado depois de passar 4 noites a 7000 m e com potenciais janelas de bom clima no caminho, eu disse “HELL YEAH”.
Nós escalamos a rota normal (Southwest Ridge) no GII. No dia 20 de julho, voltamos para C1 (5900 m). No dia 21, pulamos o C2 (6550 m) e fomos direto para C3 (7000M) em 5 horas. Nós decidimos ignorar C4 (7330M) e começar a subir às 12h ja que nossa janela de tempo se deteriorou e a previsão agora foi para neve pesada após 13h no dia 22. No C3, encontramos um escalador Búlgaro chamado Boyan Petrov, que perdeu a janela de escalada no dia 21 e agora estava sozinho. Escalamos rápido durante a noite. Cheguei ao topo (8035m) às 7h44 e Guillaume logo depois. Boyan ficou um pouco mais lento, mas devido ao clima frio e deteriorado, não esperamos por ele. Guillaume e eu tivemos uma breve celebração no cume, tiramos algumas fotos e rapidamente começamos a descer. Às 10 da manhã, voltamos para o C3 e às 13h de volta a C1.
Este é o meu primeiro pico de 8000 m. Eu decidi desde o início que eu iria escalá-lo sem oxigênio, em estilo alpino e sem tocar nas cordas fixas. Eu nem levei minha caderinha acima do C1.

VEJA MAIS:

:: Montanhas do Paquistão no Rumos; Navegação em Montanhas!