Menina de 9 anos é a pessoa mais jovem a escalar o El Capitan em Yosemite

0

Yosemite é conhecido em todo o mundo como uma referência para praticantes de escalada. O parque possui vias esportivas, bouders e as famosas e desejadas Big Walls. No meio de setembro, Pearl Johnson de apenas nove anos foi a pessoa mais nova chegar ao topo do El Capitan escalando.  Essa montanha possui paredes com mais de 900 metros de altura e é uma das mais desafiadoras do local.

Pearl Johnson com escalando com suas roupas cor de rosa enfeitadas de bichinhos e doces.

Pearl escalou ao lado de sua mãe Janet Johnson e um amigo da família e membro da equipe de resgate do parque, Nick Sullens. Seu pai que também trabalha como guarda parque no local acompanhou tudo de perto. Ele subiu a montanha por uma trilha para encontrar sua filha no topo.

A via escolhida para essa aventura foi a Triple Direct (5.9 EUA / 5ºBR) com 35 enfiadas de estilo tradicional. A escalada durou quatro dias e três noites no total, na qual Pearl, Janet e Sullens dormiram em portaledge pendurados na parede. A princípio a cordada desejava subir pela famosa The Nose, mas como estava muito cheia optaram por essa outra via.

A menina não liderou nenhuma enfiada, mas fez a ascensão com jumar, usando uma corda estática com a qual sua mãe e Sullens também içaram suas mochilas. O que não diminuiu o tamanho do desafio para uma criança tão jovem.

“Algumas pessoas me perguntaram se eu estava nervosa e eu disse ‘não’. Eu sabia que ela estava confortável lá em cima. Eu escalei muito com Pearl. Eu sabia do que ela era capaz”, contou Janet.

Apesar do grande esforço, Pearl não quis descer.

Pearl enfrentou algumas dificuldades e também o medo, mas de acordo com Sullens não aceitou descer. “Eu me oferecia para pagar a fiança e descer em duas horas, e ela dizia que queria estar lá. Ela queria seguir a meta. Ela queria escalar aquela montanha”, falou para a revista Outside.

Apesar da pouca idade, Pearl sempre acompanhou os pais e já possui experiência em escalada em diversos locais. Aos seis anos ela escalou o Cathedral Peak em Tuolumne Meadows, aos sete fez a Royal Arches e com oito anos subiu o Half Dome pela via Snake Dike.

Antes de Pearl, Selah Schneiter , outra menina de 10 anos, havia escalado a via The Nose com seu pai sendo a criança mais nova até então a escalar o El Capitan.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário