Os muros de escalada mais curiosos do mundo

0

A popularização da escalada em nível internacional levou a criação de ginásios e muros de escalada de todos os tipos. Alguns deles aproveitando estruturas inimagináveis, como igrejas, silos e até centrais nucleares!

A criatividade faz parte do mundo da escalada e até a escolha de locais para abrigar centros de treinamento despertam a curiosidade e admiração. Há muitos exemplos que chegam a ser hilários de locais usados para construção de ginásios e muros de escalada, um setor que se vê em crescimento exponencial nos últimos anos devido à popularização da escalada esportiva no mundo todo. Por conta disso, a revista espanhola Desnível fez uma classificação dos 10 muros ou ginásio de escalada mais curiosos do mundo:
1. Excalibur Tower (Holanda). Com seus 37 metro de altura é o segundo muro de estrutura independente mais alto do mundo (apenas superado por Banning Mills, nos EUA). Entretanto esta ganha menção por sua forma estética sinuosa que a faz ser simplesmente espetacular. Inspirada na famosa espada do rei Arthur, tem um negativo de 11 metros e uma construção que resiste até tornados.
2. Central nuclear Wunderland Kalkar (Alemanha). O Wunderland Kalkar é um parque urbano construído sobre que o originalmente deveria ser uma central nuclear, que nunca foi inaugurada no Oeste da Alemanha. A torre de refrigeração, de 40 metros de altura, foi decorada com uma grande pintura de montanhas e convertida em um ginásio de escalada.
3. Igreja de St. Benedict (Inglaterra). Quando um empresário escalador com iniciativa pensa na criação de um ginásio geralmente ele procura um galpão industrial ou coisa parecida, mas não todos. Em Manchester alguém teve a brilhante ideia de reutilizar outro edifício alto que estava desocupado, a igreja de St. Benedict, que agora abriga o Manchester City Climbing Centre.
4. BaseCamp Outdoor Wall (Estados Unidos). O muro mais alto do mundo tem 50 metros de altura e se encontra fixo ao lado de um edifício de Reno, em Nevada – EUA. Ali os aficionados de escalada podem praticar vias com até duas enfiadas cheias. Talvez seja uma das poucas paredes de escalada esportiva onde é necessário levar material de parada, fazer reunião e dar segurança de cima, como em uma escalada tradicional.
5. Diga di Luzzona (Suíça). É uma represa nos Alpes que está equipada com agarras de escalada. O pessoal da central hidrelétrica achou que seria uma boa a enorme estrutura de concreto ter outra finalidade e por isso bancaram a colocação de milhares de agarras que totalizou em vias de 150 metros de altura! Um muro de escalada para vias tradicionais onde é necessário levar mochila nas costas, fazer pausa para o lanche e usar sapatilhas de escalada ais folgadas.
6. Banning Mills (Estados Unidos). Está situada em um parque público no estado da Georgia e é composto de uma torre de madeira com 42 metros. Têm vários negativos, tetos e vias de diversas alturas que possibilitam muitas possibilidades de escalada. É a maior parede de escalada em estrutura independente do mundo.
7. Ice Factor (Escócia). Situada no vilarejo de Kinlochleven, nas Highlands escocesas, esta instalação coberta oferece paredes de gelo de até 15 metros para os amantes de escalada em gelo ou para quem deseja se iniciar no esporte. Melhor levar um casaco, pois faz frio!
8. Winter Wonderland (Estados Unidos). Um fazendeiro de Iowa decidiu há poucos anos transformar um silo de armazenar grãos em um ginásio de escalada. Entretanto as baixas temperaturas do lugar, unidas à aplicação de doses adequadas de água, transformaram o local em ginásio de escalada em gelo no inverno.
9. Universal Studios (Estados Unidos). Escalar na fachada do filme “Homem Aranha”? Esta é uma das atrações que o Universal Studios, em Orlando, na Flórida, onde é possível escalar apenas usando os tijolos decorados do famoso filme. Só falta ter a teia e super poderes.
10. Universidad de Twente (Holanda). Um edifício particular em um campus universitário aproveitou para instalar um ginásio para os estudantes. Deste modo, a universidade deu um exemplo para especial tradição pelos esportes.
Conhece algum ginásio ou muro de escalada fora do comum que merecia estar nesta lista? Comente!
Veja mais:
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.