Para curtir as Trilhas do Montanhismo, Rio nas Montanhas promove diversas atividades gratuitas

0

O Rio nas Montanhas 2018: Pelas Trilhas do Montanhismo ocorrerá na Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, Urca e arredores em 05 e 06 de maio. É o evento mais tradicional do montanhismo do Brasil, reunindo a nata do montanhismo nacional e simpatizantes, com campeonato, oficinas, palestras, exibição de filmes, workshops, e, é claro, escaladas nas montanhas do maior cartão postal do RJ, o Pão de Açúcar e o complexo da Urca/Praia Vermelha.

Rio nas Montanhas 2018

Há mais de cem anos os homens se voltam para as montanhas para o seu lazer e paz de espírito. As aventuras pelas trilhas ou pelas paredes rochosas cunharam o montanhismo brasileiro. Ao longo dos anos, os montanhistas agremiados em clubes de excursionismo desbravaram as montanhas do Estado do Rio de Janeiro e abriram trilhas, travessias e escaladas que são utilizadas até hoje, é o caso da via Teixeira no Dedo de Deus, da Travessia Petrópolis-Teresópolis, a via normal das Prateleiras, a Face Leste do Pico Maior de Friburgo, entre muitas outras.

As Trilhas do Montanhismo, tema do Rio nas Montanhas 2018, retratará um pouco desse histórico, enfatizando a construção cultural do montanhismo brasileiro com suas  tradições, éticas e princípios, além de promover uma exposição sobre as Trilhas de Longo Curso que cruzam o Estado, uma iniciativa relativamente recente que se junta a mais uma abordagem do montanhismo e ajuda a compor o que as Trilhas do Montanhismo estão se tornando na atualidade.

O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de maio aos pés do Pão de Açúcar, na Praia Vermelha, Urca e para celebrar, a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) oferece uma série de atividades, a maioria gratuita, que apresentam a diversidade do montanhismo e a construção cultural do montanhismo da atualidade. Os eventos incluem o festival da montanha, campeonato de escalada, exposição, filmes, lançamentos de livros, oficinas para o público mirim, entre outros.

A cultura do montanhismo é forte no Rio, cuja tradição centenária ficou concentrada nos clubes por muitos anos. Atualmente, o montanhismo se ampliou, temos mais praticantes, uma diversidade de modalidades e estruturação, mas os valores compartilhados continuam enraizados no que nos une como montanhistas e na cultura do montanhismo no Estado. Essa amplitude, esse estilo de vida estarão no coração do Rio nas Montanhas 2018“, informa Pedro Bugim, presidente da Femerj.

Para quem ainda não pratica, o evento é uma grande oportunidade para conhecer gratuitamente um pouco desse esporte que é mais um estilo de vida que mistura diversão, lazer, emoção, amizade e, claro, desafio nas montanhas.

Serviço:

Rio nas Montanhas: Pelas Trilhas do Montanhismo
Data e Horário: 05 de maio de 2017 – das 09:00 às 22:00
                          06 de maio de 2017 – das 09:00 às 20:00
Local: Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, Urca

Valor: Gratuito

Realização: FEMERJ
Patrocínio: Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar
Copatrocínio: Adventura, A5 Escalada, Osprey e Innova Safety
Apoio: Equinox, Makalu, Trilhas e Rumos, Subsub, Spot, Safe Tec, Deuter, Helisight e Alpen Pass.
Apoio Institucional: CBME, Instituto Moleque Mateiro, AGUIPERJ, Riotur, SMEEL Projeto Criança e Natureza.

Website: www.rionasmontanhas.com

Facebook: https://www.facebook.com/Rio-nas-Montanhas

 

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário