Resgate delicado fotografado na Leaning Tower, Yosemite

0

No dia 25 de junho uma ligação de emergência foi recebida pelo pessoal do parque Yosemite, diretamente do acidentado. Um escalador solitário sofreu uma queda enquanto escalava a rota da face oeste da torre, uma via artificial de IV sup de cerca de 215 metros. Com a queda, ele lesionou a lombar, mas conseguiu rapelar até um platô pequeno. Um fotógrafo habitual do parque, Tom Evans, estava lá e registrou tudo.

O grupo de busca e salvamento de Yosemite (YOSAR) enviou Todd Bartlow e Niels Tietze até o escalador ferido. Tietze escalou rapidamente quatro cordadas enquanto Bartlow foi de segundo. Alcançaram o escalador ferido em menos de duas horas de escalada.
 
Depois de avaliar a situação, ambos decidiram que o escalador deveria ser baixado para fora da parede vertical, o que facilitaria e muito o resgate. O helicóptero do parque, já no local, pilotado por Richard Shatto, fez várias viagens para a torre e da torre, muito popular no parque.
 
Transportou quatro guardas florestais pro alto da torre, então, Aaron Smith, um dos guardas, foi baixado cerca de 245 metros até o escalador ferido. Lá, trabalhou com Tietze e Bartlow para concretizarem os primeiros socorros e fixá-lo em uma maca. 
 
A equipe desceu com segurança, e o escalador foi levado de helicóptero até uma área mais aberta na base do El Captain onde recebeu socorros mais apropriados.
 
Felizmente o resgate foi um sucesso e o escalador passa bem.
 
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário