Sacos Estanques

0

Uma breve análise sobre os diferentes tipos de sacos estanques que existem

:: Sacos estanque na Loja AltaMontanha

Bom, já começo explicando a serventia dos sacos estanques, e é muito simples: manter o que estiver dentro deles seco !

Sacos estanques é “lugar-comum” para o pessoal da espeleologia (ou do canioning), mas para a turma da escalada, pode não ser tão familiar.

Existem vários tipos de sacos (e caixas !) estanques. Sacos feitos de plástico, de PVC e de tecido.

Os sacos de PVC, apesar de serem os mais resistentes, são obviamente os mais pesados… nessa linha, existem os sacos da Montana (antes de escrever este artigo entrei em contato com eles, mas estou até agora esperando uma resposta.. já faz mais de 15 dias… :-(  , ). 

Existem tambem sacos estanques feitos em plástico… nem preciso dizer que a resistência dos sacos de plástico é no mínimo duvidosa… eu mesmo comprei para esta máteria um “kit” com 3 sacos (ou bolsas) estanques da Nautika e… eles já furaram enquanto eu manuseava em casa! Uma piada… ou seja, fuja e não compre estes sacos duvidosos (dois sacos rasgaram na altura da “cordinha” amarela….

Não compre estas porcarias! Não duram nada e rasgam super fácil!

Agora os sacos com a melhor relação peso X resistência sem dúvida alguma são os sacos de tecido. Existem vários tipos de tecido, e alguns deles inclusive são semi-permeáveis, ou seja, permitem o ar de dentro do saco sair e impedem a entrada de água ou umidade para dentro.

É a solução perfeita para guardar sacos de dormir de duvet, roupas, cordas, material fotográfico… enfim, qualquer coisa que não possa ser molhada!

Ganhei recentemente dois sacos estanques, um da OR (Outdoor Research), modelo UltraLight Dry Sack de 10 Litros, que tenho usado para levar meu notebook pro trabalho (quando vou trabalhar de bicicleta), e um excelente saco estanque da SeaToSummit (www.seatosummit.com.br/) , modelo eVent de 30 litros, que vou usar para transportar meu saco de dormir de duvet (e enquanto isso levo a roupa seca quando vou trabalhar de bike…rsrsrs).

Vamos lá… ambos vieram em uma embalagem super legal:

As embalagens do saco estanque eVac da SeaToSummit.


E a descrição super-bacana na lateral da embalagem da OR, mostrando os tamanhos “ideiais” para as coisas a serem transportadas :

O saco eVent da SeaToSummit tem a incrível capacidade de permitir que o ar aprisionado dentro do saco saia pra fora, e com as tiras de compressão que acompanham o produto, são simplesmente perfeitos para guardar roupas ou transportar sacos de dormir !

O saco eVent da SeaToSummit, perfeito para transportar sacos de dormir e até mesmo roupas. Esse modelo que seguro é de 20 litros…

Esse modelo, o eVent foi eleito “Editor’s Choice” em 2007 pela conceituada revista americana “BackPacker” (Mochileiro). Nem há o que dizer.

Conversei a pouco com um amigo americano que mora no vale (do Yosemite) e ele apenas recomenda estas duas marcas, a SeaToSummit e a Outdoor Research (OR). Claro que há sacos de outros fabricantes que devem ser bons, mas eu realmente desconheço…

É isso.. espero que este breve artigo seja útil quando você for comprar o seu próximo saco estanque !

Eu segurando o saco estanque onde tenho transportado meu notebook e camera fotográfica. Esse é um saco de 10 litros feito de tecido.

É isso.. espero que este breve artigo seja útil quando você for comprar o seu próximo saco estanque !

Veja mais:

:: Sacos estanque na loja AltaMontanha

Compartilhar

Sobre o autor

Avatar

Davi Marski (In Memorian) Era guia de montanha e escalador em rocha e alta montanha (principalmente nos Andes) desde 1990. Além de guia de expedições comerciais, ele ministrava cursos de escalada em rocha. Segundo ele mesmo "sou apenas mais um cara que ama sentir o vento frio que desce das montanhas". Davi levava uma vida simples no interior de São Paulo e esforçava-se por poder estar e viver nas montanhas. Davi nos deixou no dia 19 de Novembro de 2014.

Comments are closed.