Treinamentos de escalada

0

Assim como tudo na nossa vida, na escalada a confiança em nós mesmos é fundamental. Para chegar a ela devemos treinar nós mesmos em diversas situações.

O escritor Nelson Rodrigues afirmava com toda a veêmencia  que quando uma pessoa está sem confiança, ela engasga bebendo um simples copo de água. E isso é verdade!

Ao querer escalar deve-se ter em mente que há a necessidade de se treinar para atingir certos objetivos. Todos concordam que o melhor treinamento para a escalada é escalar. Há algumas atividades físicas que ajudam a performance na escalada como correr, musculação, pilates, bike etc… Mas para todos eles há de se ter algumas diretrizes fundamentais para que o treino colabore para a evolução na escalada. E deve-se escalar constantemente para não perder a “pegada”.

Em seu livro mais popular (How to climb 5.12 / Como escalar 8 grau) o escritor Eric Höest diz logo no início do livro que se quer atingir este objetivo proposto(o oitavo grau), há de se sacrificar algo. Pode ser um programa de tv, uma comida preferida, alguma atividade que esteja no seu horário de treino(uma balada por exemplo), alguma bebida(como a cervejinha), enfim, há de se comprometer em querer treinar. O que é a mais pura verdade, pois se queremos evoluir dentro de algum esporte, qualquer que seja ele, há de se treinar.

Já escrevi, e escrevo de novo: atletas (qualquer um deles) não chegaram a serem destaque sem treinarem e sacrificarem alguma coisa de suas vidas. Estes mesmo atletas têm uma rotina dura e exaustiva de treinos. Não tem moleza(embora há diversão). Obviamente não faltam exemplos de escaladores que não treinam, mas estes são perfeitamente os exemplos de escaladores que não escalam bem.

Uma dica de ouro que pode ser aplicada a esta regra anterior é colocar objetivos em seu treino. Não treine escalada somente por treinar. Vai ser um resultado inócuo tanta malhação. Treine focado em encadenar uma via, em elevar o seu grau de escalada, para um campeonato, para uma viagem de escalada, etc , mas não treine por treinar simplesmente.

Eu vejo na academia às vezes algumas pessoas que vão para lá e ficam apenas a fazer travessias durante o tempo de treino e vão embora. Não há nem a tentativa de subir uma via (se existir na sua academia, claro) ou fazer um boulder.

Isto é mentir para si mesmo: Não há um objetivo para seu treino. Às vezes com escaladores de certo nível técnico acontece isso também. A inexistência de motivação acaba com sua disciplina de treinos. Treinar só por treinar faz a sua motivação baixar a zero. Arrisco a dizer que mais se involui do que evolui treinando assim. É como correr na esteira, se temos alguma destas provas de corridas que tem as montes por aí (como a Nike 10k), treinamos determinados a terminar a prova, mas se queremos apenas ficar “em forma”, a sensação de que não está adiantando nada é enorme.

A necessidade de uma conversa reservada com o instrutor da academia para que lhe forneça um treino para certo objetivo é importantíssimo. Alguns escaladores de competição sempre estão dispostos a lhe dar dicas sobre uma planilha de treinos. O que você pode e o que não é aconselhável fazer. Dentro das suas possibilidades físicas e de suas habilidades como escalador.

Costumo afirmar para as pessoas que a escalada é um pouco mais que um esporte, e sim um estilo de vida. Ao planificar um treinamento, verifique também como está seu estilo de vida. O que significa isso? Analise sua alimentação (nutricionista esportivo deve ser consultado sempre), seu descanso, seu stress durante a semana e os planos para o final de semana. Tudo isso para que seu treinamento resulte naquilo que deseja.

Pode ser que da sua turminha da cervejinha, ou a patota de ficar em baladinhas fique chocado por você ter escolhido um caminho mais saudável. Mas é a escolha que você deve fazer, avaliando todos os prós e contras da sua decisão.

Recomendo fortemente que procure a academia de escalada de sua preferência e converse com o instrutor de lá. Ele que vai, junto com você, determinar como serão seus treinamentos. Após feito isso tenha disciplina e se dedique.

Os resultados do treinamento são evidentes, mas principalmente irá afetar a sua autoconfiança. Se sentindo mais saudável, mais leve, mais forte a confiança é somente a conseqüência disso tudo. Com absoluta certeza no momento que chegar de enfrentar seu objetivo a derrota nunca vai passar pela sua cabeça, pois se sentira preparado para ele. Qualquer que seja ele.

Compartilhar

Comments are closed.