Acho totalmente desnecessário e improdutivo o questionamento que algumas pessoas e entidades promovem ao questionar a comemoração dos 100 anos de montanhismo no Brasil,que será realizada em função da primeira ascensão do Dedo de Deus,RJ,em 1912.
É quase uma questão de retórica falaciosa,sou capaz até de afirmar que com objetivos escusos (haja visto o texto sobre Montanhismo Político ? Não !do Antônio Paula Faria (www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID= )
É sabido por todos que buscarem aprofundar-se no o assunto que o montanhismo brasileiro antecede à conquista do Dedo de Deus.
Diversos são os exemplos de ascensões ou conquistas que antecedem a primeira ascensão do Dedo de Deus,e posso citar o Monte Olimpo,Pão de Açucar,Pedra do Sino e até mesmo o Itatiaia,entre vários outros.
Por sua vez,foi através de um consenso entre diversas federações representativas do montanhismo e escalada,além do embasamento de vários autores,que considera-se que o montanhismo *e* a escalada brasileira iniciaram-se com a conquista do Dedo de Deus.
No Livro História do Montanhismo no Rio de Janeiro,de Waldecy Mathias Lucena,é citado:
Neste capítulo foram relatadas as primeiras ascensões significativas que tiveram caráter meramente esportivo,como acontece nos dias de hoje. É natural indagar-se qual destas iniciativas marca o início do montanhismo no Brasil. Será a escalada do Pão de Açúcar,em 1817,pela audaciosa Henrietta Carsteirs? Será a subida à Pedra do Sino,em 1841,pelo o escocês George Gardner? Será a criativa ascensão de Horácio e Borba à Pedra do Púlpito,em 1898? Ou será a conquista do Monte Olimpo,em 1879,por Joaquim Olympio?
E logo na sequência ele conclui que levando em conta a ousadia,a motivação patriótica,a técnica empregada e a repercussão que perdura até os dias de hoje,é razoável considerar que o acontecimento que marcou o início do montanhismo no Brasil foi a conquista do Dedo de Deus,em abril de 1912.
Essa não é uma opinião isolada.
Antônio Paulo Faria,em seu livro Montanhismo Brasileiro,Paixão e Aventura,cita as várias ascensões anteriores à conquista do Dedo de Deus,mostrando a relevância e valor histórico,e também conclui:
O Dedo de Deus é o símbolo do montanhismo brasileiro,não só pela sua beleza e imponência,como por sua história que,de acordo com a maioria dos montanhistas,marca o início da escalada técnica (alpinismo) no Brasil,fato que aconteceu em grande estilo e foi realmente um marco importante e de repercussão internacional.
Ou seja,ao contrário do que alguns querem afirmar,não está sendo relevada o valor histórico das ascensões anteriores,muito menos menosprezada sua importância.
O próprio website do evento deixa bem evidente que houverem ascensões anteriores ao Dedo de Deus:
Gostaria de finalizar fazendo uma metáfora,imagine o montanhismo brasileiro como sendo a construção de um bolo.
É como se as ascensões anteriores (Olimpo,Pedra do Sino,Itatiaia,Pão de Açucar,etc ) fossem as camadas ou recheio desse bolo que foi sendo construído E a escalada do Dedo de Deus em virtude do nacionalismo,técnica empregada,divulgação na mídia da época fosse a cobertura do bolo, que finalmente ficou pronto.
Ou seja,nessa metáfora, o bolo não existiria sem o recheio (as ascensões anteriores),mas o bolo efetivamente ficou pronto quando da ascensão do Dedo de Deus.
Nada mais justo que considerar então esta ascensão como sendo o marco inicial do montanhismo e escalada brasileiras,e essa nem é apenas minha opinião,e sim a opinião de vários autores e estudiosos do assunto, como citado neste próprio texto.
E você,o que pensa sobre o assunto ?