11 de Dezembro – Dia Internacional da Montanha

0

No dia 11 de dezembro, celebramos o Dia Internacional da Montanha, uma data criada em 2002 durante uma Assembleia Geral das Nações Unidas para refletir sobre a importância das montanhas, bem como considerar o impacto do montanhismo na natureza.

Montanhas do Himalaia no Nepal. Foto: Pedro Hauck

As montanhas são símbolos de força, resistência e beleza, que despertam verdadeira paixão nos amantes da natureza e das aventuras. Em várias culturas e países, elas são consideradas sagradas. Mas, além das lendas que atribuem essa fama, as montanhas também desempenham um papel fundamental para o equilíbrio do meio ambiente, influenciando o clima, nos recursos hídricos e na biodiversidade.

Assim, à medida que mais pessoas se aventuram por trilhas e cumes, é necessário lembrar que a prática do montanhismo exige não apenas preparo físico, mas também responsabilidade ambiental e respeito pelas normas de conduta que garantem a preservação dos ecossistemas montanhosos.

Confira algumas regras de boa conduta para visitar uma montanha:

Respeite as trilhas

Siga sempre pelas trilhas e rotas marcadas. Elas são desenhadas para minimizar o impacto ambiental e garantir sua segurança. Desviar-se do caminho pode danificar a flora local, aumentar a erosão e gerar mais riscos de acidentes, além de criar “perdidos” — caminhos que não levam a lugar algum.

 

Traga de volta TUDO o que você levar

Sabe aquela história de visitar um lugar como se estivesse cometendo um crime, sem deixar nenhum vestígio de sua presença? Jamais deixe lixo, restos de comida, cascas de alimentos ou qualquer outro objeto pessoal ao longo do caminho. Essa regra também vale para fezes, papel higiênico ou lenços umedecidos, que podem ser transportados em um Shit Tube.
Traga de volta tudo o que você levou para a montanha e, se possível, recolha o lixo deixado por outros. Uma boa dica é utilizar sacos próprios para transportar o lixo até encontrar um local adequado para descartá-lo.

Lixo recolhido. Foto: Robson Lopes Roque

Não perturbe a fauna nem agrida a flora local

As montanhas abrigam ecossistemas frágeis e muitas vezes únicos. Não perturbe os animais selvagens e procure andar em silêncio, pois o barulho excessivo pode afugentar diversas espécies.
Evite também tocar, cortar ou arrancar plantas. É comum encontrar pessoas que cortam uma árvore inteira para fazer um cajado que será descartado assim que terminarem a trilha, ou que arrancam mudas de flores que morrerão facilmente fora daquele ambiente.

Leve um bastão de caminhada que é leve e ocupa pouco espaço, isso ajudará você descer a montanha caso precise de um apoio. Assim não precisará improvisar com um galho ou uma árvore.

Prepare-se adequadamente

Antes de sair para a montanha, planeje sua atividade. Verifique a previsão do tempo, leve roupas adequadas, uma blusa de frio, alimentos energéticos, água e equipamentos de segurança. Lanterna de cabeça  e anorak são itens obrigatórios.
Sua experiência deve ser segura e prazerosa. Mesmo que você pretenda voltar antes do anoitecer, atrasos podem ocorrer. Ficar no escuro, sem iluminação ou exposto ao frio e chuva pode trazer riscos de quedas, torções ou até mesmo hipotermia.

Montanhista com lanterna de cabeça – Foto: Isaac Davis

Cuidado com o clima

Mesmo que você saia de casa com sol e calor, tudo pode mudar de repente na montanha. Uma chuva inesperada te deixará molhado e pode causar hipotermia, mesmo no verão. Por isso, dê preferência para visitar as montanhas em épocas de melhores condições climáticas, a chamada temporada. No sul e sudeste do Brasil, a melhor época é durante os meses de inverno, que são mais frescos e menos chuvosos.
Ainda assim, esteja sempre preparado para condições adversas e saiba quando voltar caso a situação se torne perigosa. A segurança vem em primeiro lugar.

Chuva na trilha durante o verão.

Respeite as regras locais

Cada montanha, parque ou reserva tem suas próprias regras de visitação. Isso pode incluir horários de acesso, limites de número de visitantes ou restrições ambientais. Verifique as regras locais antes de planejar sua atividade e siga-as. O descumprimento dessas regras pode aumentar os riscos da atividade e você ainda pode ser multado por crime ambiental.

 

Lembre-se: a loja AltaMontanha possui inúmeras marcas de equipamentos de qualidade para sua aventura. Não passe perrengue, passe na AltaMontanha. 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário