O Programa de Reciclagem Gear Tips, criado para coletar e reciclar cartuchos de gás utilizados em atividades ao ar livre, foi o vencedor do UIAA Mountain Protection Award. A premiação é promovida pela Union Internationale des Associations d’Alpinisme – UIAA (Federação Internacional de Escalada e Montanhismo), com sede na Suíça, que premia todo ano iniciativas inovadoras de sustentabilidade. O programa brasileiro foi selecionado entre 12 projetos internacionais apresentados por países dos quatro continentes. A entrega foi realizada pela UIAA na Turquia, no último sábado (21). Apenas dois projetos da América do Sul foram contemplados em 10 edições da premiação.
A ideia surgiu tendo em vista que no Brasil são vendidos – e descartados incorretamente – anualmente mais de 1,8 milhão de cartuchos de gás para uso em fogareiros. Enquanto as pessoas, por falta de informações e pontos de coleta, descartam os resíduos em lixo comum, os centros de reciclagem não recolhem o material por medo de explosão. Esses dois fatores fazem com que os aterros sanitários e lixões locais acabem sendo o destino final das sucatas metálicas, prejudicando o meio ambiente.
“Criamos um coletor que permite não só o esvaziamento do resíduo final que eventualmente pode sobrar no cartucho, mas também sua perfuração, o que garante que os centros de reciclagem se sintam mais seguros para receber as embalagens. As pessoas podem depositar seus cartuchos nos coletores para que sejam recolhidos e passem por um processo de transformação dos resíduos em matéria-prima para alimentar a indústria de aço. Assim, promovemos um ciclo de vida sustentável para os cartuchos de gás”, conta Pedro Lacaz Amaral, fundador e CEO do Gear Tips Outdoor, startup que criou a primeira plataforma brasileira de educação para praticantes de esporte na natureza.
Onde encontrar um coletor de cartuchos de gás?
Atualmente, os coletores estão disponíveis para o público em 22 pontos de coleta espalhados pelo Brasil, incluindo lojas, clubes de caminhada/escalada e, em breve, parques nacionais. Pedro espera fechar o ano com 60 pontos de coleta e, em 2024, chegar a 100. Até o final de 2025, o Programa de Reciclagem tem como objetivo inserir coletores em todos os parques nacionais e estaduais que possuem áreas de camping. “Queremos que o programa esteja presente em todas as lojas que vendem esse tipo de cartucho e já recebemos a demanda de uma grande rede de varejo esportivo interessada em montar seu próprio programa de reciclagem. Para isso, pretendemos construir coletores diferentes de acordo com as demandas dos locais. Entendemos que ao fazer isso, conseguiremos espalhar o projeto por todo o Brasil”, complementa Pedro.
A estruturação do Programa de Reciclagem Gear Tips foi feita por Bruno Negreiros, Coordenador de Responsabilidade Social e Ambiental do Gear Tips Outdoor. Já o projeto do coletor de cartuchos de gás foi desenvolvido por Victor Cruz, especialista em resíduos e fundador do Grão Coworking. Para o design e fabricação, o artista plástico Davi Rezende, conhecido por transformar sucatas em arte, dentro do conceito de upcycling, utilizou a mesma técnica para o coletor, trazendo ainda mais sustentabilidade para o projeto. O Grupo Nautika, detentor da marca NTK, que produz os cartuchos, é um dos apoiadores, além das marcas de esporte Deuter, Spot, entre outras.
Para a equipe de avaliação da UIAA, embora a iniciativa apoie pessoas que praticam atividades ao ar livre para ajudá-las a descartar cartuchos de gás vazios, em um nível mais elevado, o projeto também contribui para incutir uma mudança na mentalidade do consumidor na comunidade brasileira de atividades ao ar livre em direção a escolhas e comportamentos mais sustentáveis.
“Acredito que no Brasil as pessoas em geral ainda não estão conscientes das diferentes formas como prejudicamos o meio ambiente, e o foco é trazer de volta essa consciência. E o descarte correto dos cartuchos é apenas uma de nossas iniciativas para promovê-la”, finaliza Pedro.
Sobre o Gear Tips Outdoor
Startup de educação com foco em conectar, capacitar e equipar praticantes de esportes na natureza. A principal frente de atuação da empresa é o Gear Tips Club, uma plataforma de educação e comunidade que oferece conteúdos, workshops e cursos online especializados em condicionamento físico e mental, equipamentos e tecnologias e habilidades técnicas para a prática de atividades ao ar livre. Além disso, mantém um fórum de discussões e uma rede de parceiros com mais de 150 associados que conecta os membros com guias, instrutores, escolas de aventuras, marcas e lojas, fortalecendo o laço de comunidade e ampliando redes de relacionamento. Desde 2016, empresa já impactou mais de 13 mil pessoas com workshops presenciais – interrompidos pela pandemia – e mais de 40 mil pessoas em congressos de Trekking e Trail Running e treinamentos online. Seu canal no Youtube conta com mais de 46 mil inscritos e mais de 600 vídeos. No Instagram, são mais de 37 mil seguidores.