No fim de janeiro, a dupla de escaladores mundialmente reconhecida, formada por Tommy Caldwell e Siebe Vanhee, desembarcou na Patagônia chilena com um objetivo ousado: escalar o Pico Central das Torres del Paine em menos de 24 horas.
Sem perder tempo, partiram diretamente para a parede e realizaram uma investida inicial de reconhecimento. Nessa primeira tentativa, conseguiram escalar 14 enfiadas da rota Sul Africana em dez horas, antes de retornarem.
No dia 06/02, eles voltaram para a parede confiantes e determinados a avançar ainda mais. Desta vez, escalaram 21 das 28 enfiadas da via, que possui cerca de 1.200 metros de extensão, em 17 horas de escalada. Após superarem o crux (a parte mais difícil da rota), aproximavam-se do trecho final ainda com tempo suficiente para alcançar o cume dentro do limite de 24 horas. No entanto, as más condições climáticas os obrigaram a recuar.
Já de volta a Puerto Natales, Vanhee compartilhou detalhes sobre a segunda tentativa e a frustração da desistência. “eu realmente acreditava nessa tentativa. Então, desistir após a 21ª enfiada foi ainda mais doloroso. Estávamos embalados! As primeiras 11 enfiadas em 5 horas, as primeiras 17 em 9h50min e um tempo total de escalada até a 21ª enfiada de 17 horas. Como vocês podem ver, diminuímos o ritmo à medida que subíamos”, relatou ele em seu Instagram.
O escalador também explicou que restavam poucas enfiadas para o cume, incluindo um lance mais difícil graduado em 5.12b (equivalente ao 8b brasileiro), um de 5.11 (7a na graduação brasileira), um de 5.10 (6º grau) e quatro lances de 5º grau. “Mas o vento aumentou, as fendas ficaram geladas e ficamos molhados e com frio. Aquele momento de desistir… é difícil, mas provavelmente foi a decisão mais sábia. Descemos a parede de rapel em oito horas épicas, a corda ficou presa duas vezes! Felizmente, o tempo não estava tão ruim durante a descida”, escreveu.
O escalador também comparou o desafio na Patagônia com as escaladas em Yosemite nos Estados Unidos. “Isso não é El Capitan, você precisa estar preparado para mudar do modo escalada em rocha para o modo alpino e guerreiro em um segundo. A parede, a rocha, as condições… isso é desafiador”, disse.















