O 4º INKAFEST Mountain Film com mais de 35 filmes exibidos e contando como jurados do festival: Sebastian Alvaro, diretor de “Al filo de lo Imposible” – Espanha, , Mônica Schmiedt – Brasil, diretora do filme “Extremo Sul”, Carlos Buhler – Estados Unidos, Edgard Saba – Peru e Mario Holstein – Suiça.
Segue abaixo a relação dos filmes vencedores do festival.
Grande Prêmio (melhor filme do festival): OIL + WATER
Por mostrar com humor e criatividade a peripécia de dois jovens que em caiaques atravessam a América de ponta a ponta e, que sem renunciar à aventura, tentam sensibilizar sobre um dos grandes problemas energéticos que enfrenta a sociedade atual.
Assista o trailer: www.oilandwaterproject.org/
Prêmio de melhor produção nacional: LOS GIGANTES, ALCIBIADES, Y EL BOSQUE DE PIEDRAS
Por revelar poeticamente a tentativa de transmitir as tradições e a beleza do patrimônio natural do Peru para as novas gerações.
Leia mais sobre este filme: http://lacinefilianoespatriota.blogspot.com/
Prêmio para o melhor filme de Montanhismo: MILAGRO EN EL EVEREST.
Com técnica depurada e beleza, se mostra a reconstrução de uma história de sobrevivência e solidariedade na montanha mais alta da Terra.
Prêmio para o melhor filme de Escalada Técnica: LA MÁQUINA DEL TIEMPO.
De uma forma intimista e sensível se recupera não só a figura de un grande jovem alpinista mas também, através das imagens e dos testemunhos de sua vida, se demonstram os grandes valores da montanha para as gerações seguintes.
Prêmio ao melhor filme de Aventura: ACONCAGUA SPEED FLYING
Quase em tempo real, e da forma técnica mais simples, transmite a sensação de vertigem que enfrenta um especialista em uma situação de alto risco.
Assista um trecho do filme: http://www.youtube.com/watch?v=B-mmG1L74Yw
Prêmio ao melhor filme de Meio Ambiente e Natureza: EL IMPACTO CRUDO.
De uma forma rigorosa e comprometida desenvolve um tema de vital importância para a humanidade, como é a urgência de mudar o modelo de desenvolvimento, que se demonstrou esgotado e um maior respeito pelo Meio Ambiente.
Prêmio ao melhor filme de Cultura e Sociedade: LA RINCONADA.
Por denunciar uma situação de deterioração meio-ambiental, ao mesmo tempo que é uma denúncia social sobre as deploráveis condições de trabalho e de vida de alguns mineiros e suas famílias que vivem em um povoado situado a 5400 metros de altitude.
O Jurado decidiu entregar uma Menção Honrosa nesta categoria a: SILENT SNOW.
Por ensinar de una forma simples e bela, através da história pessoal de jovens groenlandesas, os problemas meio-ambientais que enfrentam as comunidades nativas do Ártico.
Assista o trailer: http://www.silentsnow.org/index.php?p=trailer
Site do filme: http://www.silentsnow.org/
Prêmio Especial do Jurado a: LA NIÑA DEL CAMINO.
O Jurado também decidiu entregar o Prêmio Especial porque de uma forma muito acertada, mostra a busca espiritual de um parceiro, através de uma peregrinação pelo Caminho de Santiago, na qual afloram os grandes sentimentos da pessoa com as que a rodeiam, ao mesmo tempo que com os animais e a natureza.
Veja o Trailer promocional do festival: http://www.youtube.com/watch?v=AU9puwhvB1A
Acesse o site oficial: http://www.inkafest.com/
Redação AltaMontanha com informações de Ivan Canturin (Diretor do Inkafest)