5 Cachoeiras para se refrescar do calor próximas a Curitiba

0

A combinação de dias quentes de verão e férias é ideal para curtir um bom banho de cachoeira. Por isso separamos cinco quedas d’águas próximos a cidade de Curitiba com fácil acesso.

Salto São Jorge – Ponta Grossa

Localizada a cerca de 120 Km de Curitiba, o Salto São Jorge é um belo lugar para passear e curtir a natureza. Ele fica dentro do Recanto São Jorge, uma área particular que também conta com restaurante e espaço para acampamento. O local também é bastante procurado por escaladores, praticantes de rapel e até mesmo famílias que buscam um lugar para curtir a natureza.

O Salto São Jorge possui cerca de 30 metros de altura.

Cachoeira do Rio das Pedras – Campina Grande do Sul

Esta cachoeira está dentro da Fazenda Rio das Pedras que também é a base para quem deseja subir o Pico Paraná. O rio que corre desde as montanhas forma uma belíssima cachoeira com águas refrescantes. Para chegar até ela é preciso realizar um pequena trilha de cerca de 10 minutos na beira do rio. A fazenda também oferece estacionamento e lanchonete com diversos lanches para quem busca o lugar para passar o dia. Também é possível alugar um chalé ou acampar na fazenda.

Cachoeira dos Ciganos – São José dos Pinhais

Esta cachoeira está localizada em uma área particular a cerca de 50 Km de Curitiba e é necessário realizar o agendamento com antecedência para conhecê-la. As visitas são todas guiadas e não é possível permanecer no local sem um guia. O local que também oferece espaço para camping e quiosques com churrasqueiras para quem deseja passar o dia. Para chegar a esta queda d’água é necessário percorrer uma trilha de cerca de 20 minutos sem dificuldades técnicas.

Para visitar a Cachoeira dos Ciganos é preciso fazer o agendamento com antecedência.

Salto Sagrado – Morretes

Com água esverdeada e fundo de pedras, o Salto Sagrado é um ótimo lugar para passar o dia com a família ou amigos. Ele está localizado no município de Morretes a cerca de 65 Km. Para acessar a cachoeira é necessário pagar uma pequena taxa de manutenção da trilha.  A trilha de acesso a queda d’água tem cerca de 10 minutos. A ida é uma descida, todavia para a volta é preciso fôlego para subir os degraus construídos com pneus reutilizados. Não é possível acampar no local. Todavia há uma lanchonete na entrada da trilha que oferece lanches e bebidas.

Salto Sagrado em Morretes

Cachoeira do Alemão – Bolsa Nova

Com uma curta viagem de 60 Km é possível chegar à Cachoeira do Alemão localizada dentro do Recanto dos Arcos. A queda d’água fica a poucos metros da recepção do local. É possível acessar o topo da cachoeira, porém recomenda-se cuidado com as pedras escorregadias. Já a base da cachoeira conta com uma pequena praia. Além da bela queda d’àgua o local conta com espaço para camping, piscinas, restaurante, chalés e área para pesca.

Recanto dos Arcos

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário