5 esquiadores morrem congelados após tentarem se proteger do frio em abrigo de gelo

0

Cinco esquiadores foram encontrados mortos na montanha Tête Blanche nos Alpes Suíços. Uma sexta vítima continua desaparecida.  Eles saíram para esquiar em 11/03, e foram atingidos por uma forte nevasca. Sem conseguir voltar para a base da montanha, eles tentaram construir um abrigo de gelo para se proteger dos ventos que chegaram a 120Km/h.

As equipes de buscas. Foto: Divulgação

Dias antes dessa tragédia, diversos alertas para avalanches, ventos fortes e frio extremo foram emitidos na região. No dia das mortes, o tempo parecia bom, mas mudou repentinamente.  Infelizmente o abrigo não funcionou e eles foram encontrados espalhados pela montanha.

Segundo as equipes de resgate, uma das vítimas conseguiu pedir ajuda. No entanto, os socorristas não conseguiram encontrar o grupo a tempo. Também foram utilizados 11 helicópteros para tentar chegar à localização do grupo, porém todos precisaram retornar devido ao mau tempo.

As cinco vítimas encontradas inicialmente pertenciam à mesma família. Eram todos homens e tinham entre 21 e 58 anos. Uma mulher, namorada de um dos integrantes do grupo de 28 anos não foi encontrada.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário