“A nevasca nos últimos dias afetou nossa programação, mas tudo está sob controle”, garantiu o porta-vox da equipe chinesa de montanhismo, Zhang Zhijian, responsável pela escalada.
A China selecionou 50 pessoas para o revezamento rumo ao topo do mundo e anunciou, nesta terça-feira, os últimos nomes escolhidos. “Os últimos 36 homens foram selecionados com base na performance de escalada nos treinamentos e nas avaliações de corrida”, justificou Zhang.
Segundo o porta-voz, o grupo inclui 24 tibetanos e três mulheres. “Eles precisam ser fisicamente fortes, apaixonados e desejar fazer uma contribuição ao movimento olímpico”, completa Zhang. O alpinista Wang Yongfeng será o responsável pela equipe.
O esquema de segurança previsto para acompanhar o revezamento é um dos mais rigorosos até agora. A viagem da tocha até o topo do Everest tornou-se um ponto delicado após a eclosão de conflitos na capital do Tibet, Lhasa, dia 14 de março. Os protestos chamavam a atenção para a presença chinesa no território desde 1959. ,