O evento acontecerá no próximo dia 17 de maio, com inicio às 14h00min horas no Acampamento Base Marins Estrada Vicinal José Rodrigues Ferreira km 21 Bairro dos Marins em Piquete SP divisa com Marmelópolis MG, com entrada franca.
Estarão presentes importantes nomes do seguimento de montanhismo e escalada, abordando e mostrando quais as conseqüências e impactos em ambientes naturais de montanha. .
PROGRAMAÇÃO
Sábado 17 de maio
– 14h00min – Abertura oficial e apresentação dos palestrantes.
– 14h10min – Os sete cumes da Serra da Mantiqueira, apresentação de Orlando Mohallen.
– 15h15min Ética e mínimo impacto, a transformação ordenada do maciço do Pico dos Marins, apresentação de Marcio Bortolusso.
– 16h30min Código Florestal / Lei de crimes ambientais, implicações legais para usuários e freqüentadores, apresentação de Mônica Lais Storolli.
– 18h00min Operação Marins o sumiço do escoteiro Marco Aurélio, apresentação de Rodrigo Nunes.
.
Domingo 18 de maio
– 7h00min Passeio ao Pico dos Marins e Operação limpa trilha a ser efetuada por monitores ambientais e guias de montanha. .
Palestrantes:
Orlando Mohallen, empresário do setor de turismo, (www.triboomontanhismo.com.br ) escalador e montanhista, já realizou os principais roteiros de caminhadas e escaladas nacionais na região de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras e diversas internacionais como Monte Aconcágua 6.962m na Argentina, Vulcão Licancabur 5.915m no Chile, Pequeno Alpamayo 5.450m na Bolívia, Nova Zelândia e Austrália.
Rodrigo Nunes, formado em jornalismo pela FATEA Faculdades Integradas Teresa DÁvila de Lorena SP, concluiu também o curso de Especialização em Jornalismo Investigativo na UNIP SP, formado Técnico em Turismo pelo Centro Educacional Paula Souza SP, cursou especialização em Ecoturismo pelo Instituto Godiwana de Ubatuba SP é o autor do livro mais vendido em todo o Vale do Paraíba SP – Operação Marins o sumiço do escoteiro Marco Aurélio e Operação Marins 2 novas descobertas.
Mônica Lais,Formada em Ciências Jurídicas pela PUCCAMP, especialização Latu Sensu na Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, Pós Especialização em Direito Ambiental na Faculdade de Saúde Publica de SP, nomeada Executiva Publica I, prestando serviços como Assessora Técnica da Diretoria Geral do Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais -DEPRN Associada ao Clube Excursionista Universitário CEU USP SP.
Marcio Bortolusso, atua como Documentarista de Aventura, Natureza e Cultura Regional, com ênfase em Fotografia e Cinegrafia de Montanha. Bacharel em Comunicação Social, é Diretor da PHOTOVERDE® Produções ( www.photoverde.com.br ), organismo pioneiro neste segmento, com projetos de cunho sócio-ambiental, cultural e desportivo realizados junto às mais importantes mídias e empresas do setor. Membro fundador do Centro Excursionista Gravatá e montanhista há 15 anos, realizou expedições exploratórias e produções da Patagônia aos Alpes, dos Andes Centrais às Montanhas Rochosas, de cumes isolados pela densa Mata Atlântica às áridas formações rochosas do Monument Valley, de montanhas nordestinos à abertura da maior via de escalada do Brasil. Após abrir algumas das primeiras vias de escalada da região (incluindo a primeira do Pico dos Marins, pela Face Leste, após 10 dias de árdua escalada), tem como principal objetivo como montanhista transformar de forma ordenada o Maciço dos Marins em um dos principais pólos de escalada Tradicional do país. Sempre atento às questões sócio-ambientais e em constante evolução, apresenta-se como um dos mais atuantes documentaristas de Montanha do país.
Informações (11) 9770 1991 ou [email protected]