(EFE) O montanhista e esquiador profissional japonês Yuichiro Miura, de 75 anos, alcançou hoje pela manhã o cume do Everest, um dia depois do também septuagenário alpinista nepalês Bahadur Sherman, de 76 anos, alcançar o topo e tornar-se a pessoa mais velha a realizar o feito. Anteriormente, o recorde era de outro japonês, que escalou a montanha mais alta do mundo aos 71 anos.
As agências de notícias japonesas informaram que Miura disse sentir-se “genial”, após alcançar o cume do Everest e que as condições atmosféricas foram perfeitas!
Miura já havia escalado os 8.848 metros de altitude do Everest em 2003, na época com 70, quebrando o recorde. No ano passado, ele teve seu recorde quebrado pelo também japonês Katsuke Yanagisawa e, agora em 2008, esperava conseguir superar a marca, porém não contava com a presença do nepalês Badadur Sherchan, de 77 anos, no cume da montanha.
Segundo as informações, Miura alcançou o cume às 07h33min da manhã do Nepal. O alpinista já planejava a ascensão desde 2005, apesar de já ter sofrido cirurgias no coração.