De acordo com bombeiros que atendem a ocorrência, o grupo fez contato com o chefe da unidade regional do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC0-INPE), em Cachoeira Paulista.
Na ligação, eles informaram que tinham conseguido sair da mata e seguiam para a rodoviária de Cruzeiro, de onde partiriam para as instalações do CPTEC-INPE, em Cachoeira Paulista.
Entre eles, estavam o pesquisador francês Charles Rogê, bolsista do INPE, o meteorologista Carlos Moura, prestador de serviços, e um terceiro rapaz não identificado. Eles teriam saído para uma trilha de um dia e meio no sábado e deveriam ter chegado a Passa Quatro, no sul de Minas, na tarde deste domingo. À noite, porém, Rogê teria feito contato por celular com irmão, na França, avisando que o grupo estava perdido.
O grupo teria se perdido no domingo, dia em que encontrariam com um guia turístico contratado para o passeio. O objetivo era fazer a travessia entre o Pico dos Marins e o Pico do Itaguaré, trecho considerado difícil, mas muito procurado para trilhas e escaladas. O estudante Henri Rossi, outro colega do grupo, desistiu ainda na sexta.
José Dourado, guia turístico, afirmou que o percurso é de baixas temperaturas e algumas pessoas podem apresentar náuseas e desorientação por conta da altitude.
Três equipes participaram dos trabalhos de resgate. A primeira equipe chegou ao Pico dos Marins por volta das 11h30m.
No começo deste mês, cinco turistas de Sorocaba também se perderam no Pico dos Marins e foram resgatados. Eles tentaram escalar o pico, mas desistiram. Na volta, não conseguiram achar o caminho para sair da mata.
Os turistas fizeram contato com os bombeiros e informaram que estavam bem, e tinham suprimento para ficar pelo menos um dia no local. Uma equipe de resgate foi deslocada para o Pico dos Marins e conseguiu encontrar os turistas com auxílio de guias.
O Pico dos Marins tem 2.420 metros de altitude e é o segundo mais alto de São Paulo, abaixo apenas da Pedra da Mina, que também fica na Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais. Fica no município de Piquete, a 210 km de São Paulo.
Fonte: O Globo