França (AFP) – Segundo as autoridades francesas, as investigações do falecimento do escalador apontam para um ataque cardíaco:
“O falecido teve, sem dúvida, um problema cardíaco, perdeu o equilíbrio e acabou caindo uns 400 metros de altura”, explicou à AFP um dos policiais que atendeu o acidente.
Os três companheiros de cordada eram “montanhistas espanhóis experientes e estavam bem equipados”. Eles haviam partido no sábado pela manhã para escalar o Viñemal, montanha de 3.298 metros de altitude.
“As condições do tempo eram boas, ainda que se tratasse de uma expedição “difícil, pois havia neve em muitos trechos”, complementou o policial, que pediu para não ser identificado.
O falecido estava no meio da cordada, pois seus companheiros sabiam que ele possuía problemas cardíacos, que exigiam, inclusive, acompanhamento médico.
Um trekker espanhol que viu o acidente chamou os socorristas, que envaram um helicóptero com um médico, um membro do grupamento de resgate e o policial.
A temporada tem sido trágica na região. Onze montanhistas já morreram nos Pirineos desde o início deste ano.
No último domingo, dois caminhantes sofreram uma queda mortal na região francesa dos Altos Pirineos, provavelmente arrastados por uma avalanche de neve.
Leia mais:
:: Tragédia: Quatro alpinistas franceses morrem em avalanche.