O livro. Para Mozart Catão, um dos poucos brasileiros a subir o monte Everest, e seus dois companheiros, Alexandre Oliveira e Othon Leonardos, o grande desafio era vencer a Parede Sul do Cerro Aconcágua, na Argentina. O pico mais alto das Américas (6.959 metros) é uma paisagem formada por vastas áreas de pó, cascalho e rochas e geleiras milenares. No dia 3 de fevereiro de 1998, quando se encontravam a mais de 6.000 metros de altitude, os alpinistas foram surpreendidos por uma avalanche. Apesar de pedir ajuda pelo rádio, os três não puderam ser resgatados. Este livro traça um quadro da história do alpinismo mundial e, mais especificamente, do alpinismo brasileiro, demonstrando que o desfecho trágico dessa expedição não é um fato isolado, mas se liga ao destino de outros alpinistas e expedições.
A história do livro. O jornalista Marcus Vinícius Gasques, ao tomar conhecimento da tragédia que envolveu Mozart Catão e os dois jovens montanhistas que o acompanhavam, resolveu escrever um livro para aprofundar e difundir a história do alpinismo no Brasil e no mundo, além de promover uma reflexão sobre as mazelas e os benefícios inerentes ao alpinismo. Para reconstituir cada etapa da expedição, Marcus Vinícius Gasques entrevistou alguns dos melhores alpinistas do Brasil, ouviu familiares e amigos das vítimas e escalou o Aconcágua até 5.400 metros, uma experiência que enriquece as páginas do livro.
O que se diz. Montanha em Fúria, “mais que um relato sobre a escalada de Mozart Catão na face sul da mais alta montanha das Américas”, escreve Eliseu Frechou, montanhista e editor do jornal Mountain Voices, é um livro que “traz fatos inéditos que acompanharam a trágica expedição e que até este momento eram apenas histórias sussurradas em roda de montanhistas nas bases das rotas de escalada”.
Título: Montanha em fúria: Aventura e drama no Cerro Aconcágua, o maior pico das Américas
Autor: Marcus Vinícius Gasques
Editora: Globo
Genero: Livros Reportagem
Páginas: 288
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 85-250-3585-8