O Parque do Rola Moça é uma unidade de conservação dentro da região metropolitana de Belo Horizonte que preserva uma vegetação única de cerrado e também é um patrimônio geológico por abrigar as famosas “Cangas” e também ser o caso mais clássico de “inversão de relevo” no Brasil, sendo um roteiro famoso em excursões de campo de cursos universitários de geociências.
A polícia chegou ao terreno durante uma fiscalização de rotina. Uma placa indica que no local era depositado lixo hospitalar, junto com o lixo comum e pneus.
Segundo a PM de Meio Ambiente, a área é irregular porque fica em uma região controlada que ajuda a evitar impactos no parque, além disso, a prefeitura não fez um estudo de viabilidade nem tem licença para que o lixão funcione no local.
Há suspeita de que o depósito de lixo possa contaminar mananciais que ficam próximo ao terreno e abastecem, principalmente, a zona rural de Ibirité. Foram recolhidas amostras de água para verificar se já houve contaminação.
A polícia aguarda o resultado da análise para fechar o lixão e multar a prefeitura. , O valor pode chegar a R$100 mil.
O secretário de Meio Ambiente de Ibirité, André Gustavo Diniz Matos, disse que vai recorrer à Justiça, caso o local seja fechado.
Fonte: Jornal da SBE.