A denuncia realizada pelo Altamontanha sobre a retirada ilegal de madeira e Palmito da Serra da Prata repercutiu na midia do Paraná. Os jornais Correio do Litoral e O Estado do Paraná também divulgaram matérias sobre o ocorrido e os Policiais da Força Verde, na pessoa do Tenente Durval Tavares Junior, comandante do Pelotão da Polícia Ambiental do litoral, se manifestou dizendo que os PM´s fazem rondas preventivas no interior do Parque.
De acordo com o Tenente, a Força Verde realiza diversas incursões pela mata com o intuito de encontrar a ação dos infratores. Entretanto, as comunidades que vivem no entorno do P.N.S.H são coniventes com os criminosos e eles ficam sabendo da presença da polícia antes da chegada destes.
Ações da Polícia
A Polícia Ambiental já prendeu caçadores e palmiteiros na região, assim como apreendeu motos usadas para motocross no interior do Parque (atividade que vem causando danos também às trilhas e à vegetação), mas os efetivos tanto da Ambiental quanto do parque são pequenos e a capacidade de ação é limitada.
Para tanto, o Tentente Durval Tavares Junior salienta que a população pode ajudar fazendo suas
denuncias direto com eles. O número do disque denuncia da Força Verde
é: 0800 643 0300