– Eu não acredito que tu vai pro Rio, e vai fazer boulder! Boulder? O cara vai pro Rio de Janeiro e vai fazer boulder. Boulder o cara faz se for passar uns 10 dias, ai você tira um diazim pra descansar e fazer boulder!
Opa! Descansar e fazer boulder. Taí duas coisas que pra mim são completamente excludentes. Como é que uma pessoa consegue descansar fazendo boulder? Eu pelo menos termino mais acabado depois de uma boa sessão de boulder do que um dia inteiro fazendo esportiva.
Mas eu não fico surpreso com essa reação, pelo menos aqui no Ceará, onde praticamente não existem boulders e ninguém se interessa em trocar as grandes paredes pelos pequenos blocos. Você pode até não gostar de boulder, mas dizer que é algo que você faz num dia de descanso, é querer comprar briga comigo companheiro!
Tá certo que o bouldering surgiu como um treino para as grandes escaladas, mas com o passar do tempo ele se tornou uma modalidade com fim em si mesma. Tanto que existem hoje escaladores que dedicam-se somente ao bouldering, como Daniel Woods, Paul Robinson, Tyler Landman, Jason Kehl. Grandes escaladores, que estão entre os melhores do mundo. Agora pergunta pra eles se eles tão descansando.
Boulder é das modalidades de escalada, a que concentra um maior esforço físico em um menor espaço de tempo. É pressão o tempo inteiro. Força nos braços. Dedos rasgados sem perdão. Se alguém quiser usar essa brincadeira pra descansar antes de fazer um bigwall, vá em frente! Mas eu não recomendo.
Só sei que da próxima vez que me perguntarem porque eu estou indo fazer boulder ao invés de esportiva ou escalada clássica, eu vou dizer que minha próxima viagem pra fazer boulder, vai ser pra Yosemite! Belo descanso, né?
Neudson Aquino, escalador de Fortaleza – CE, é colunista do Altamontanha e escreve o blog: Desce daí doido!